Big Brother is Watching You!!


Este artigo nasce a partir de um e-mail que recebi ontem, enviado por uma amiga e diz respeito à nossa exposição na internet, principalmente no Facebook.

Há alguns anos que existem redes sociais, de vários tipos. Quando era mais jovem a rede social de topo era o Hi5 que ainda existe, mas facilmente foi destronada pelo actual Facebook que apareceu em 2004 com uma parafernália de novas ofertas, que confesso me fez desligar do Hi5 muito naturalmente, sem pensar no assunto.

No Facebook podemos falar com os nossos amigos, podemos partilhar estados, o que estamos a  fazer de forma a que os nossos amigos possam acompanhar as nossas vidas, assim como nós podemos acompanhar a vida de pessoas com quem nem sempre podemos estar, tudo de uma forma muito natural, acompanhando apenas os seus murais, depende do que cada um partilha.



E é esta a palavra chave deste artigo "Partilha". Até que ponto o que partilhamos não nos pode prejudicar socialmente? Até que ponto é saudável partilharmos o que estamos a fazer, como é a nossa casa, os sítios que frequentamos, as pessoas com quem nos relacionamos, tudo quase em tempo real?

Eu contra mim falo e acho que a maioria das pessoas nem sequer pensa nisto quando partilha alguma informação sua, verdade? Não há mal nenhum, até haver!

Partilho convosco este video que espero que vejam... no final deixa-nos a pensar um pouco. Pelo menos a mim deixou!



Então, depois de assistir ao video ainda pensa da mesma forma? Estamos todos os dias a ser vigiados... e somos nós quem permite essa vigia, ou melhor, somos nós que damos as informações todas... pense nisso!... Ou não!

No Facebook existem ferramentas que permitem controlar quais as pessoas que vêem as nossas informações e tudo o que nós partilhamos. Podemos fazer uma partilha só para os nossos, mas isso é sempre uma questão de opção!

Eu vou tentar controlar o meu impulso "partilhador"... mas não garanto!!!! I Like to share!!!!

1 comentário:

Anónimo disse...

Assustador, de facto, mas muito real... de facto nem notamos, simplesmente deixámos o FB passar a ser uma extensão de nós próprios...
JP