O Barato Pode Sair Muito Caro


Descansem as alminhas que não venho falar de desgraças relacionadas com contas de oficina ou outras despesas associadas ao automóvel. O tema de hoje do Trendy Wheels versa laivos de imaginação que podem tornar o que normalmente seria uma aquisição de baixo custo em algo que poucos podem suportar. 

Tudo isto porque o construtor automóvel indiano Tata Motors e a cadeia de joalheiros Goldplus se associaram (vá-se lá saber porquê… digo só que são ambas do mesmo grupo empresarial…), transformando o Tata Nano – considerado como “o automóvel mais barato do Mundo” – numa proposta que… pois… até ficamos sem fala só de olhar! 

Numa acção de promoção sem precedentes no país, a Tata e a Goldplus criaram um passatempo (imagine-se chamar tal coisa…) com o objectivo de criação de propostas com base no Nano e que ilustrassem toda a beleza da utilização de pedras preciosas e outros materiais nobres na decoração do modelo. 

À fase final passaram três projectos – Goldplus Nano 1, 2 e 3 – de enorme opulência, depois votados pelo público num ‘site’ desenvolvido para o efeito. Sem me alargar muito mais, a proposta vencedora (nº 1) contém 80 kg de ouro de 22 quilates, 15 kg de prata e 10.000 pedras preciosas e semi-preciosas, tais como pérolas, esmeraldas e rubis. Está avaliado em 3,5 milhões de euros! Ah sim, um normal custa lá cerca de 2.000 euros. Imagine-se sair com esta ‘gema’ à rua!

FotoTatamotors

Foto: Goldplus

Na Europa o modelo ainda é uma miragem, por diversas razões. Inicialmente falou-se que se aqui fosse lançado, a sua versão base não ultrapassaria os 2.000 euros, mas as últimas notícias já o colocam no patamar das 8.000 ‘biscas’ (ok… ok… se fosse cá os nossos governantes lá arranjariam modo de penalizar o ‘piqueno’ com uma catrefa de impostos). 

Demasiado, se pensarmos que o automóvel mais acessível no nosso país no momento é o eléctrico Renault Twizy Urban 45 (‘alternativa’ por cerca de 7.000 euros, fora o custo do aluguer e carregamento das baterias), enquanto se preferir um automóvel tradicional, tem o Suzuki Alto 1.0 GA (cerca de 9.000 euros). Mais baratinhos, temos pena, mas não há! Os nossos impostos não deixam! 

Para terminar, deixo-vos um pequeno vídeo da apresentação mundial do Goldplus Nano vencedor do passatempo. As imagens valem por si!


Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve! 

José Pinheiro 

Notas: 1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes. Os restantes membros deste ‘blog’ não têm obrigatoriedade de partilhar dos mesmos pontos de vista; 2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

2 comentários:

Ana Marcelino Cruz disse...

Poderia começar por... "tanta gente a morrer à fome"... Mas já nem vale a pena ir por aí!
Só imagino o pobre coitado que bater ou esfolar esse carrito!
kisskiss
AMC *

José Pinheiro - Trendy Wheels disse...

Olá AMC... sim, de facto... um país de enormes contrastes a Índia!
Obg
JP