À RODA DOS RECORDES


Todos os dias, algures no planeta Terra, há alguém que bate um novo recorde, alcançado sob a apertada supervisão dos exigentes observadores do Guinness World Records, entidade que supervisiona ‘a coisa’. Vale tudo o que até à data não tenha sido pensado ou, então, algo que já se tenha registado como “o mais qualquer coisa” possa vir a ser ultrapassado, batido e/ou alargado. 

A nossa amiga roda não é excepção, sendo de algumas centenas os recordes registados em www.guinnessworldrecords.com, seja porque alguém andou empinado aos saltos numa bicicleta, percorreu a maior distância num ‘turbojet’ num lago gelado, fez a maior travagem equilibrado na roda da frente de uma moto, enfiou um grupo de marmanjos/as no interior de um carro, produziu o maior número de componentes (uma peça ou um automóvel inteiro), estacionou em paralelo pelo buraco de uma agulha, etc, etc, etc. Todas as tentativas são válidas desde que se cumpram os critérios exigidos pelos juízes do GWR.

Foto: GWR
Pesquisando por palavras-chave, aparecem, à data, 64 recordes para “WHEEL”, com um sem número de conquistas tão estranhas como:
  • o mais pequeno uni-ciclo do mundo (mede apenas 30 cm)
  • o maior tempo às voltas numa Roda da Morte (24 horas)
  • a viagem de quase 23.500 km de um americano num corta-relva
  • o triciclo com a maior roda da frente (de 5,18 metros de diâmetro)
  • o Porsche Boxer feito em ouro de 22 quilates
  • a primeira bicicleta de sempre concebida algures entre 1839/40 pelo escocês Kirkpatrick Macmillan
  • e, imagine-se, até rodas de aperitivos de queijo parmesão, partidas em simultâneo!
Há ainda 228 entradas para “CAR”, 45 para “BIKE”, 75 para “BICYCLE” e 127 para “VEHICLE”, abrangendo quase tudo o que possa pensar... com rodas!
Por marcas são também múltiplas as hipóteses:
  • a Ford detém o actual recorde de recordes (29 no total), sendo um exemplo a ‘pick-up’ mais produzida à face da Terra, o modelo F-Series (mais de 29 milhões unidades, de 1948 até hoje)

  • a Toyota conta 17 sucessos, incluindo produção de robots musicais, como um trompetista (apresentado em Aichi em 2005, hoje parte de uma banda)


  • a Mercedes tem 16 entradas, garantindo a maior concentração de Smart, que ocorreu na Bélgica no ano passado, envolvendo 1.594 unidades oriundas de 27 países.
Fotos: Ford - Mercedes - Toyota
Curiosidade é também o facto da palavra “PORTUGAL” surgir associada a 59 recordes, alguns ligados à roda. Por exemplo: 
  • a maior viagem em extensão de sempre (3.269 km) de uma ambulância da empresa Ambulix entre o alfacinha Hospital dos Capuchos e o Rigshospitalet, em Copenhaga (Dinamarca), pelo facto do doente não poder ser transportado de avião 
  • as 21 Voltas a Portugal em Bicicleta consecutivas completadas pelo ciclista profissional Joaquim Andrade, entre 1989 e 2009 
  • a maior velocidade instantânea (137,4 km/h) alcançada por um ‘hovercraft’ nos Mundiais da especialidade disputados no Rio Douro em 1995 
  • ou mesmo a maior distância percorrida em bicicleta – mas debaixo de água!!! – cumprida no Complexo Olímpico de Piscinas de Coimbra por um americano em Setembro de 2011. 
Não sei para que é que este último serve, mas o facto é que se trata de um recorde curioso alcançado em solo luso!

Fotos: Ambulix - Joaquim Andrade
O mais certo é que quando acabar de ler estas linhas já mais alguns recordes tenham caído ou que algum ‘iluminado’ tenha inventado mais qualquer coisa mirabolante à volta da roda! Se ficou curioso visite o ‘site’ oficial e confirme. 

Se achar interessante a temática, recordo que todos os anos é produzido o respectivo livro, tipo lista telefónica, só que em versão mais cara. A edição 2013 está, por exemplo, à venda na FNAC por 29,95 euros (ou 26,96 euros se a compra se fizer na página ‘online’). Ah sim… já as edições de 2011 e 2010 não chegam a 5 euritos!!! Vá-se lá saber porquê! 

Posto isto, deixo os habituais cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve! 

José Pinheiro 

Notas: 1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes. Os restantes membros deste ‘blog’ não têm obrigatoriedade de partilhar dos mesmos pontos de vista; 2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários: