ACNE


Neste artigo vamos falar um pouco sobre uma doença dermatológica que tanto preocupa a imagem, em especial, dos jovens/adolescentes… Sim, é mesmo isso que está a pensar, a acne. 

É uma patologia que ocorre na unidade pilo-sebácea, é única no ser humano e atinge em 85% dos casos, idades compreendidas entre os 12-25 anos. Esta unidade pilo-sebácea, que se abre em cada poro da pele, é formada por um folículo piloso e uma glândula sebácea, responsável pelas secreções oleosas. Estas secreções ajudam a remover as células mais antigas, lubrificam e protegem da secura da pele. Quando tudo é secretado na dose certa, não há problema… Mas quando se ultrapassa o limite e a quantidade certa transborda, aparecem as tais borbulhinhas. Mas porquê? Bem, quando a secreção é em demasia, os poros podem ocluir e a expulsão de impurezas, células mortas e bactérias fica comprometida. Assim se formam as borbulhas ou os pontos negros que em linguagem médica se denominam pústulas (quando têm pus), comedão aberto (vulgares “pontos negros “ que têm esta cor devido à oxidação do conteúdo em contacto com o ar) e comedão fechado (ou acne retencional). 

A acne pode ter várias causas e ser de vários tipos. Pode ter origem em distúrbios hormonais, no Síndrome do ovário policístico, no stress, numa alimentação com predomínio de alimentos refinados e gorduras saturadas, cosméticos oclusivos, derivados do petróleo, grandes níveis de humidade e alguns fármacos como os esteroides. A radiação ultravioleta por um lado piora, provocando a hiperplasia das glândulas sebáceas, e por outro lado melhora, diminuindo a proliferação da bactéria P. acnes que muitas vezes está na origem da acne. Os vários tipos de acne são a neonatal, a infantil, a comedónica, a pré-menstrual, a escoriada (típica de pessoas ansiosas), a inversa, a fulminante (com predomínio nos atletas que usam androgénios), a cosmética, entre outras. 



Quer aprender a tratar estas lesões que chateiam tanto? Então pode começar já a apontar. Limpe a pele com um sabonete de glicerina ou um gel próprio para peles oleosas, 1 ou 2 vezes por dia, mesmo depois de praticar exercício físico, mas atenção, não abuse nas lavagens já que em excesso pode agravar ainda mais. Retire sempre a maquilhagem antes de dormir e tente usar sempre maquilhagem não-comedogénica. Não esprema as lesões e, se o seu cabelo for muito oleoso, lave-o todos os dias. Se tudo isto não funcionar, no caso de se mulher, poderá ter que tomar a pílula, se a origem for hormonal ou tiver um ovário policístico, ou tomar medicação tópica/intra-lesional e/ou sistémica. Para além destes medicamentos também se poderá fazer um peeling químico, usar laser de resurfacing ou fototerapia com luz azul. Existem vários tratamentos no mercado adaptados a cada tipo de pele e grau de acne, é só informar-se!



Sem comentários: