Anna Karénina


Começo esta rubrica, com um dos maiores clássicos da literatura russa de sempre e um livro que tem dado que falar graças à recente adaptação ao cinema. Por esta altura já devem fazer uma ideia a que livro me refiro, Anna Karénina de Lev Tolstói. É uma das maiores histórias de amor da literatura mundial e vou tentar fazer a missão impossível de resumir um livro de cerca de 900 páginas em poucas linhas. 

O centro da história é uma relação adultera, escaldante e escandalosa que Anna Karénina tem por Conde Vronsky, tendo de lutar contra os preconceitos da alta-sociedade dessa era. A partir desta ideia, desenvolvem-se os vários temas desta obra: o cinismo, a fidelidade e a inveja, que estão presentes nas personagens e na forma como vivem e sobrevivem numa sociedade russa que Tolstói faz questão de criticar. 

Ana Karénina é um jogo moral, entre felicidade e apatia, entre o socialmente correto e a concretização pessoal. Temos assim a coragem de uma mulher que, por amor, se desgraça perante a sociedade e chega mesmo a abandonar a sua família. No entanto, a sua vida idílica junto do homem que ama também não dura para sempre, e o remorso de ter deixado o seu filho para trás, assim como os ciúmes em relação a Vronsky, levam Anna ao vício de opiáceos e a um final trágico. 

Viciante e envolvente! Leiam o livro, vejam o filme!



1 comentário:

Ana Marcelino Cruz disse...

Muito bem Cheila!
Essa tua capacidade de síntese tinha-me dado um jeitão na faculdade, ah ah ah !

Obrigada e mais uma vez, bem-vinda!
Trendy Kiss *