Top Capas


Bom, já vos apresentei um top dos melhores livros de 2012, segundo a revista Ler. Esta semana viro-me para as revistas. E tenho de confessar que não tenho muito o hábito de ler revistas. Mas há algo nas revistas que me fascina…sabem o que é? 

A capa. É verdade. E há capas que me deixam petrificada e, assim como os livros, me transportam momentaneamente para outras realidades. Afinal quantas vezes já vos aconteceu pegar numa revista/livro porque a capa se destacou das/dos restantes? Algumas, certo? Provavelmente passa despercebida a muitos, mas a capa de uma revista é algo que diretores de arte, editores e designers se ocupam com uma seriedade quase neurótica resultando daí verdadeiras obras primas.

E é por isso mesmo que hoje vos trago as 10 capas que a revista Time elegeu como sendo as melhores de 2012. Boas Leituras!


1º Revista New York, 3 de novembro de 2012. Fotografia de Iwan Baan.

“Jody Quon, a directora de fotografia, juntamente com a sua equipa, imaginou uma versão desta fotografia, e decidiram enviar Iwan Baan de helicóptero para os céus de Nova Iorque para tentar obter a foto. Mas assim que vimos a fotografia acho que ficámos todos arrebatados com a forma como conseguiu ilustrar as divisões da cidade que nós já tentávamos descrever há algum tempo; e também com a beleza da foto. A fotografia não foi, de todo, fácil de conseguir e Baan acertou em cheio – como mensagem e como arte.” - Adam Moss, Editor Chefe na revista New York 








M Le magazine du Monde, 28 de abril de 2012. Fotografia de Toby Melville—Reuters 

“Com a temporada de eleições francesas em pleno começo, o nosso jornal decidiu escrever um artigo, que revisitasse as reuniões de Elizabeth II, Rainha da Inglaterra, realizadas com os nossos presidentes franceses durante o seu reinado. A escolha recaiu sobre esta imagem particular da rainha vista de trás, menos clássica e certamente mais surpreendente para os nossos leitores, do que ver o seu rosto. A coroa e os atributos reais ajudaram a evocar o fato de que todos os nossos presidentes franceses vêm e vão, mas ela continua, firmemente sentada no seu trono. O plano de fundo azul e vermelho, juntamente com o casaco de pele da rainha e os seus cabelos brancos, pareciam reforçar o impacto visual de uma capa que, de alguma forma, tinha de incluir uma referência às nossas eleições presidenciais francesas, uma vez que era esse o âmbito da história. A fim de reforçar a perspectiva francesa e sugerir a bandeira de França também resolvi inverter, com o consentimento da agência, a fotografia de Toby Melville." - Eric Pillault, DirectorCriativo, M Le magazine du Monde





W Magazine, dezembro de 2012. Fotografia de Tim Walker.

"Esta foto foi uma junção de Hans Christian Andersen com o Quebra-Nozes, e com os fatos de borracha de fetiche.
O pano de fundo vermelho foi feito de látex para combinar com o fato de fetiche de borracha de Jacob K. O rosto e os membros que atravessam o pano de fundo foi algo que descobrimos no dia a explorar o set. O cenógrafo, Andy Hillman, ficou atrás do pano de fundo para ajudar a estabilizar Marion durante o caminho rochoso do jardim de rosas, onde filmámos, nos arredores de Paris... Conforme o Andy amparava a sua queda percebi o quão bem a forma das suas mãos ficava ao atravessar a borracha. Marion apercebeu-se disso rapidamente... e Voila... nasceu o homem de borracha que se transforma através da borracha! Foi realmente um desenvolvimento espontâneo através de uma brincadeira no set." 
- Tim Walker, Fotógrafo



Vanity Fair, dezembro de 2012. Fotografias de Mark Seliger. 

“De fato, [a minha esposa] Leslie Mann pensou na ideia. Fomos à internet e olhamos para uma tonelada de capas da Vanity Fair e tentámos pensar em algo único. Leslie pensou fazer algo grande e brilhante, como aqueles grandes quadros de Goldie Hawn do Laugh-In. Isto levou à ideia de fazer uma capa que agrupasse todas aquelas demonstrações de variedade dos anos 60 e início dos anos 70. Não quisemos que fosse uma paródia clara, mas uma combinação bizarra de pessoas vestidas como aquelas personagens e outras que não se soubesse ao certo quem eram. A parte complicada ainda estava para vir com todos os fatos e conseguir que todos os comediantes concretizassem a ideia. Trabalho com comediantes tantas vezes que sabia que tinha de falar com eles com semanas de antecedência — cada fato é uma piada, portanto eles têm de gostar da piada. Foi muito trabalhoso — e Colleen Atwood, que criou os fatos, foi realmente o herói anónimo ao coordenar toda a gente — mas foi obviamente muito divertido.” -Judd Apatow, Editor convidado, Vanity Fair

The New York Times Magazine, 2 de março de 2012. Edição fotográfica de Idris Khan. 

“Em novembro de 2011, Kathy Ryan enviou-me um email a perguntar se me interessaria na criação de uma série de imagens para um artigo especial sobre Londres para publicar no ano olímpico 2012. Sempre quis fazer um trabalho com as vistas turísticas mais célebres de Londres: London Eye «também conhecido como Roda do Milénio», Buckingham Palace, St Paul's, The Houses of Parliament e Tower Bridge O meu trabalho é sobre a repetição, e eu pensei quantas vezes estes lugares tinham sido fotografados desde que a fotografia existe. Bilhões de vezes. Mas para estas imagens, quis usar uma fotografia que encontrasse portanto vaguei pelas ruas de Londres e comprei postais em muitas lojas turísticas e reuni aproximadamente cem postais diferentes de cada zona. Procurei também algumas imagens vintage para completar a compilação. Não tinha de usar necessariamente a imagem inteira para criar o composto, mas fotografar fragmentos diferentes e agrupá-los. Fazendo isto criou uma imagem do tempo esticado capturando a essência do edifício de um modo poético e rítmico.” - Idris Kahn, Fotógrafo



The Economist, 4 de novembro de 2012. Fotografia de Bernat Armangue—AP


“A cobertura de um conflito nunca foi um prazer, mas desde que me tornei pai há um ano, a guerra tornou-se ainda mais difícil cobrir. Este dia foi, particularmente complicado; 11 membros da família de Daloo foram mortos quando um míssil israelense atingiu s casa de dois andares da família em Gaza, e passei o resto do dia a fotografar corpos que iam sendo retirados dos escombros. Tirei esta foto no fim do dia. A morgue estava cheia e muito barulhenta.
Atrás de mim, alguns jornalistas filmavam e fotografavam quatro crianças mortas da família de Daloo. Em frente de mim, um grupo de homens acabados de entrar na sala enfrentava a realidade cruel de descobrir o corpo de um ente querido. Acontecia tudo demasiado rápido, mas lembro-me de ver uma lágrima a cair da mão inerte e de ouvir sussurrar “ma’a salama” (adeus em arábico). Sempre ouvi dizer que a guerra revela o melhor e o pior dos seres humanos. Para mim, foi um momento triste e terno de amor.” - Bernat Armangue, Fotógrafo




New York Magazine, 6 de agosto de 2012. Fotografia de Tim Flach—Getty Images. 

O diretor artístico Randy Minor e o editor de foto Lea Golis tiveram a difícil tarefa de fazer vários cortes aos lábios da foto até ao ponto em que fosse difícil dizer que eram lábios ou se o beijador era um homem ou uma mulher, o que tornou a fotografia muito mais misteriosa. Então quando o diretor de Desenho Tom Alberty pôs a palavra Sexo naquela velha fonte dos anos 60 no espaço entre as bocas, a capa, aos nossos olhos, ficou quase erótica – e, no entanto, é só um simples beijo, verdade. O êxito da capa está na magia do enquadramento.” - Adam Moss, Editor chefe da New York Magazine






Rolling Stone, março de 2012. Fotografia de Nadav Kander.

“Como se não bastasse viver na mesma cidade que Paul, moro a pouco mais de um quilometro dele, aliado ao gozo e ocasião de fotografar um Beatle no mesmo estúdio enorme de gravações onde foram gravados alguns dos seus melhores trabalhos. Quando Paul pegou na sua guitarra e cantou, improvisando palavras sobre mim enquanto cantava, foi um momento memorável e bastante especial.” - Nadav Kander, Fotógrafo











Bloomberg Businessweek, 12 de novembro de 2012. Fotografia de Justin Metz.

“Josh Tyrangiel (O editor da Bloomberg Businessweek) perguntou se devíamos envelhecer Obama quatro anos para a capa do pós eleição? Eu disse 'Sim, é uma boa ideia — vamos fazer isso. ' Recorremos ao Justin Metz do Reino Unido, que faz todos os nossos trabalhos em Photoshop (atualmente gosta de 50% das nossas capas). Portanto, ele envelheceu tanto Obama como Romney. Na realidade, envelhecemo-los demasiado — deliberadamente. Tinha de ser um pouco excessivo para que parecessem diferentes e para que fosse ao mesmo tempo um choque. - Richard Turley, Diretor Criativo, Bloomberg Businessweek



ESPN The Magazine, julho de 2012. Fotografia de Chris Buck.

“Até um par de dias antes da sessão fotográfica houve algumas dúvidas se Arian Foster posaria com um unicórnio. Originalmente tínhamos discutido a ideia de Arian o montar, possivelmente no meio de nuvens fofas, e foi provavelmente essa imagem que o deixou nervoso e de pé atrás.
A editora de fotografia Stephanie Weed e eu discutimos um número de ideias alternativas que pudéssemos apresentar a Karen Frank e John Korpics, mas a Stephanie também tinha uma certa confiança de que a ideia do unicórnio ia resultar. E, como é óbvio teve razão.
A sessão em si foi comparativamente calma e fácil. Tínhamos uma grande equipa de encenadores (John Geary and co.) que montou a nossa floresta encantada, mas só quando o unicórnio entrou no cenário é que o panorama ficou completo. Uma das coisas porreiras sobre a imagem final é que fizemos pouquíssimos retoques para a terminar, uma vez que tudo se conjugou tão naturalmente e tão bem nas gravações.” - Chris Buck, Fotógrafo

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