A EMOÇÃO DAS RODAS NA TELA


É inegável a atracção de tudo o que tenha rodas e motores sobre os aficionados do tema. As colecções de cromos, os livros, colectâneas e anuários, os pequenos ‘pins’, bolsas, fitas e bonés, calendários e ‘posters’, peças soltas e outros itens, até à eventual compra de uma moto ou automóvel de sonho, fazem parte do imaginário – da realidade para alguns sortudos… – de quem vive a temática das rodas quase como se fosse uma religião! 

Há ainda uma outra realidade que as preserva para a eternidade. Refiro-me à arte, nas suas mais variadas formas, seja ela por pintura, escultura e até mesmo música, sendo várias as campanhas de maior ou menor inspiração. Mas não me vou dispersar, pelo que me vou centrar na temática da preservação das rodas e da emoção em foto ou em telas de pintura. Isto porque nos próximos dias 27 e 28 de Abril vai ter lugar na capital – na livraria Ler Devagar, espaço da LxFactory, em Alcântara – a “Lisboa Art & Moto”, exposição em que as artes e as duas rodas irão surgir de mãos dadas. Ali se irão apresentar, entre outras, as mais recentes fotografias, ilustrações e pinturas de artistas nacionais e internacionais, especificamente sobre a temática das motos. A exposição e as actividades previstas estarão orientadas para o ‘lifestyle’ associado às subculturas urbanas, fazendo a ponte entre as motos, a arte, a literatura, a música e as tendências de vestuário.


Uma mostra do quase ilimitado imaginário também de alguns pintores profissionais e amadores, uns virados para a vertente produto, outros alimentados pelas competições motorizadas, levando ao surgimento de autênticas obras com uma vida própria que a fotografia não consegue transmitir, por mais avançada seja a máquina que captura aquele momento ou o posterior trabalho de ‘photoshop’ que nele possa incidir. 

Em Portugal e nomeadamente na vertente automóvel, há dois nomes que se destacam dos demais: Ricardo d'Assis Cordeiro e Redwan Cassamo. Ambos têm uma paixão enorme pela temática e contam no seu portfólio com inúmeras obras, entre quadros a óleo ou pinturas ou esboços a lápis de cor, retratando diversos modelos emblemáticos da competição e da indústria automóvel, nos respectivos ambientes, apostando-se em linhas e enquadramentos para a obtenção de telas equilibradas e harmoniosas. Seguem-se alguns exemplos.

Fotos: D'Assis Cordeiro - Classic Cars

Fotos: Redwan's Racing Artwork
Não tenho indicação que algum deles venha a estar no “Lisboa Art & Moto” como expositor, mas estou quase que possam marcar presença entre as centenas de visitantes que irão passar por aquele espaço. 

Assim, resta fazer um pedido expresso ao S. Pedro para que, efectivamente, dê entrada à Primavera, proporcionando um fim-de-semana agradável para uma deslocação à LxFactory no último fim-de-semana deste mês e aí ficar a conhecer as propostas de duas rodas – reais ou expressas em arte – ali expostas. 

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve! 

José Pinheiro 

Notas: 1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes. Os restantes membros deste ‘blog’ não têm obrigatoriedade de partilhar dos mesmos pontos de vista; 2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários: