LET’S GET BICYCLED



Sabia que a bicicleta novinha em folha que acabou de comprar na outra encarnação foi… um automóvel? Bem… cá em Portugal a coisa ainda não é bem assim, mas não se surpreenda se um dia destes a “duas rodas sem motor” que vier a comprar tiver sido um automóvel na outra vida, ou pelo menos parte uma dele. 

É isso que faz a agência de criatividade Lola Madrid, autora do conceito Bicycled = Bicycle + Recycled. Auto-intitula-se como “a criadora da Bicicleta Perfeita”, construindo-a a partir de automóveis que vão para os sucateiros ou ferro-velhos e que, depois de reciclados, resultam nos mais eficientes, ecológicos e saudáveis meios de transporte à face do planeta.
Foto: Bicycled








Andar de bicicleta faz bem, todos sabemos, pois pratica-se um dos mais completos exercícios físicos possíveis, pois embora à primeira vista não o pareça, não há músculo que não mexa! Se pensar bem no assunto, depois de andar de bicicleta alguns dias, no final dos mesmos parece que levou um ‘enxerto’, doendo desde a unha do mindinho do pé esquerdo – é indiferente qual, pois não conseguirá distingui-los… – até à pontinha do cabelo, no topo da cabeça, passando pela também bem moída zona do cóccix! Mas não é nada disso… é o seu corpo a gritar “QUERO MAIS!!!!!”. 

E se, para além disso, o pudermos fazer num processo em perfeita comunhão com a mãe-natureza, melhor ainda, pelo menos naqueles dias que a dita não nos brinde com uma bruta de uma chuvada, que nos deixa molhadinhos até aos ossos. Ainda substancialmente melhor, se o fizermos num produto que resulta da denominada “Política dos 3 Rs – Reduzir, Reutilizar e Reciclar”. 
Fotos: Bicycled




Vejamos um exemplar do conceito Bicycled em pormenor: o quadro é feito a partir de secções de metal de automóveis, a corrente foi outrora uma correia de transmissão, as luzes reflectoras eram, até à entrega para abate da viatura, as luzes dos ‘piscas’, os forros do banco e dos punhos foram estofos na anterior encarnação de quatro rodas e até as fixações de altura do banco eram… puxadores de porta! Mal comparado até parece um qualquer episódio de “The Walking Dead”, em que se arrancam ‘peças’ uns aos outros, mas com muito melhor aspecto final e – mais importante – num inegável contributo para várias boas causas! 



Assim sendo, dado que o Verão está aí à porta, criando dias mais convidativos para passeios ao ar livre, e porque os combustíveis continuam num desenfreado e absurdo sobe (mais) e desce (bastante menos), a bicicleta poderá tornar-se, para alguns, num meio de transporte quase obrigatório, transformando-nos – era bom era… – numa segunda Holanda. Ok, ok… à excepção da planície alentejana e do investimento de alguns concelhos em ciclo-vias, não temos um país assim tão lisinho quanto isso. Mas vejam isto por outro prisma: com tanto sobe e desce vamos todos ficar com uns abdominais, umas pernas e uns glúteos fantásticos! 

Caso pretendam mais pormenores, consultem a página da Bicycled e também a da Lola Madrid, a agência com base em Espanha e que é responsável por esta criação. Compõe-se de um grupo de 60 crânios oriundos de diversas zonas do planeta geridos por… um de sangue luso, de seu nome Miguel Simões. Fixe! 

Se eles andam de bicicleta? Hummmm… vendo no ‘site’ deles a tão diversificada composição desta equipa, eu diria, sem margem para grandes dúvidas, que sim! Mesmo na dúvida, se os quiser copiar, comece a pesquisar na ‘net’ a potencial compra da sua próxima Bicycled! 

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve! 

José Pinheiro 

Notas: 1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes. Os restantes membros deste ‘blog’ não têm obrigatoriedade de partilhar dos mesmos pontos de vista; 2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

1 comentário:

Ana Marcelino Cruz disse...

Gosto gosto gosto! Tão Trendy, Tão Eco ;)

Trendy-Kiss
AMC*