Feira de Maio de Azambuja


Em Azambuja, já se sente que aí vem o momento mais esperado do ano! Falo-vos da Feira de Maio.




Para quem não conhece, garanto-vos que é a mais castiça das feiras populares do Ribatejo  Para quem gosta de cultura, tradição, tauromaquia, convívio  etc., não pode deixar de passar por Azambuja entre 23 e 27 de Maio.

Para quem conhece, sabe que é nesta altura que se revêm velhos amigos, de sempre, que por motivos vários estão fora de Azambuja, mas que fazem questão de marcar presença por cá no último fim-de-semana de Maio.

As largadas de touros enchem as ruas da vila, com as tranqueiras, janelas e varandas cheias de pessoas, que se acotovelam para ver os valentes que não se acanham em brincar com o touro. A noite mais alta é a sexta-feira, onde o convívio se estica até altas horas da madrugada, sempre bem regado e com muita animação. É a noite da Sardinha Assada, com distribuição gratuita de sardinhas, pão e vinho a quem por cá aparece.

O Domingo oferece a homenagem ao campino, com um cortejo de dezenas de campinos pelas ruas da vila. É uma cerimónia muito bonita e digna de ser apreciada.

Mas a feira não é só isto, também tem artesanato, tasquinhas, onde poderão provar as iguarias típicas do concelho, tais como as migas, o torricado, etc, entre muitas outras actividades espalhadas pelos 5 dias.

Se puder, passe por Azambuja, pois o espectáculo está montado, agora só falta o mais importante: Você!!

Aqui fica o programa das festas:













Sem comentários: