BENDITAS ESTRELAS AZUIS SOBRE RODAS!


Seja em período de férias, em alturas de maiores congestionamentos de tráfego ou nas mais simples viagens pelas nossas estradas, há umas estrelas que estão sempre presentes nas nossas vidas, se bem que nem sempre demos por elas. Não falo de estrelas de cinema nem tão pouco de constelações, ou mesmo das agradáveis estrelas-do-mar, mas sim dos valorosos profissionais do INEM – Instituto Nacional de Emergência Médica, que operam como rápidas estrelas azuis sobre rodas.

Não é pouco comum ver-se os meios do INEM em acção, com particular destaque para os seus imprescindíveis elementos humanos, independentemente de onde estejamos. Uma visão, na maioria dos casos, tão rápida quanto o ‘flash’ de tempo que os foguetes amarelos onde seguem demoram a passar por nós, rumo a uma ocorrência algures nas imediações de onde nos encontramos, ou mesmo no troço de estrada que acabámos de completar.


No material circulante daquela entidade contam-se Motas de Emergência, Ambulâncias de Suporte Básico de Vida e de Suporte Imediato de Vida, Ambulâncias de Recém-Nascidos, Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação, mais as Viaturas de Intervenção em Caso de Catástrofe e os Helicópteros de Emergência, estes últimos para situações mais trágicas ou acessos mais remotos, facilitando o transporte mais rápido dos acidentados para os hospitais.





Mas são as carrinhas VMER as tais com que nos cruzamos nas estradas, não tão raras vezes quanto isso, que nos são mais familiares.Infelizmente porque tal significa que, algures, há alguém a precisar de assistência médica muito urgente, mas, por outro lado, felizmente porque a sua rapidez e capacidades médicas dos elementos que as integram fazem a diferença entre a vida e a morte. Benditas estrelas azuis das nossas estradas! 

Fruto das suas dimensões e conteúdos, as VMER fazem o papel de veículos de intervenção rápida e pré-hospitalar, enquanto as ambulâncias não chegam ao local da situação. Transportam no seu interior uma equipa – um médico e um enfermeiro – ao local da ocorrência, dispondo de equipamento de Suporte Avançado de Vida para estabilização pré-hospitalar do doente ou acompanhamento médico durante o transporte de vítimas de acidente ou doença súbita em situações de emergência. 

Acrescente-se que o INEM coordena o funcionamento, em Portugal Continental, do chamado Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM), que existe desde 1981. Tem como objectivo prestar assistência às vítimas de acidente ou doença súbita, numa cooperação de um conjunto de entidades (PSP, GNR, INEM, Bombeiros, Cruz Vermelha Portuguesa, Hospitais e Centros de Saúde). O sistema é despoletado quando alguém liga o 112 (Número Europeu de Emergência). As chamadas são atendidas pela PSP, nas suas centrais de emergência, e encaminhadas para os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM, caso tenham a ver com questões de saúde. Uma vez accionado um meio de emergência, procura-se que o mesmo seja o que está mais perto do local da ocorrência, independentemente da entidade a que pertence. 

Mais informações estão disponíveis na página do INEM, portal onde também se explica aos mais novos, numa linguagem mais simplificada e com recurso à Professora Estrelinha, os métodos e meios de intervenção desta entidade. Está tudo no ‘micro-site’ INEM Kids, onde se pode aprender e jogar! Mostre aos seus filhos, sobrinhos, amigos e divirta-se com eles neste Verão 2013!




Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!

José Pinheiro

Notas: 1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes. Os restantes membros deste ‘blog’ não têm obrigatoriedade de partilhar dos mesmos pontos de vista; 2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários: