UMA PRÉ-RESERVA PARA O VERÃO DE 2017


Os meus fiéis leitores serão, por alguma obra do acaso ou destino, proprietários de um Citroën 2CV? Então preparem a vossa agenda porque em 2017 vão ter de reservar a participação naquela que se pretende venha a ser a maior concentração do mundo do simpático, irreverente e bamboleante modelo da marca francesa. E nem vão ter de sair de Portugal, pois esse evento irá realizar-se em solo luso!

O anúncio relativo à atribuição ao nosso país – mais propriamente à Associação 2CVPORTUGAL2017 – da organização deste importante evento foi feito recentemente em Alcañiz (Espanha), palco deste encontro bianual, para gáudio da vasta representação nacional ali presente. E será a segunda vez que o nosso país organizará o Mundial 2CV, reunindo amigos e amantes do icónico modelo gaulês, depois de há 30 anos os ter bem recebido na Ericeira, encontro ainda hoje considerado como um dos três melhores da história.

Fotos: Associação 2CVPORTUGAL2017



Foi no já algo longínquo ano de 1987 que aquela região do país recebeu uma extensa caravana de 2CV, integrada no então “7º Mundial 2CV”. Daqui a quatro far-se-á, espera-se, o 22º encontro, num palco ainda por definir e numa data a anunciar. A organização promete boa gastronomia, bem como muito sol e praias de excelência por perto, e fá-lo-á mais ou menos por esta altura do ano, esperando contar com a concentração de milhares de participantes, nacionais e internacionais, e, naturalmente, várias centenas do tão popular como peculiar modelo. 

Nascido antes da 2ª Guerra Mundial como TPV (acrónimo para “Tout Petite Voiture”, ou pequena viatura) o futuro 2CV só seria oficialmente lançado após o final da contenda bélica. Isto porque os invasores nazis sabiam da existência do projecto e, naturalmente, queriam deitar-lhe as mãos, bem como aos primeiros protótipos produzidos em 1939. Só que os valorosos gauleses – não… não tem ‘dedo’ do Astérix, Obélix e Cª, embora até não se estranhasse se, eventualmente, tivesse… – face à invasão do país vizinho, destruíram-nos a quase todos, escondendo algumas unidades mais os respectivos projectos dos avaros olhares dos alemães! E pronto, finda a segunda tentativa real de destruição do planeta em que vivemos, os protótipos sobreviventes do TPV eram desenterrados do local onde estavam escondidos, o processo retomava os seus passos e, em Outubro de 1948, o 2CV via a luz do dia. Nascia, assim, um dos modelos mais produzidos do mundo – dizem as estatísticas que foram mais de 5,1 milhões os exemplares que saíram das fábricas (entre as quais a ‘nossa’ Mangualde, ali prós lados de Viseu), entre 1948 e 1990 nas suas mais variadas configurações – tornando-se simultaneamente emblemático e uma das referências incontornáveis da marca do “double chevron” (nota: para quem não o souber, é aquele símbolo semelhante a dois acentos circunflexos um em cima do outro…).

Fotos: Citroën
OK… 2017 ainda está a quatro longos aninhos de distância e até lá muita coisa pode acontecer, mas, quem sabe! Se tem um 2CV só tem de o preservar (como se fosse preciso dizê-lo…), se não tem, resta-lhe procurar uma unidade. E ainda há tantas por aí, nos portais de veículos usados e nos OLX e Custos Justos da nossa vida, em diferentes estados de conservação e/ou recuperação. 

Entretanto, pode também ir ao Facebook da Associação 2CVPORTUGAL2017, tornar-se amigo e poder, assim, ficar a par dos desenvolvimentos, de modo a chegar a 2017 bem informado! 

Caso ainda não esteja mesmo mesmo mesmo convencida/o, espreite estes vídeos dos encontros de 2011, em França, e de Julho último, na vizinha Espanha.



E então?! Será que depois disto não quer mesmo fazer uma pré-reserva na sua agenda para o Verão de 2017? 

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve! 

José Pinheiro 

Notas: 1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes. Os restantes membros deste ‘blog’ não têm obrigatoriedade de partilhar dos mesmos pontos de vista; 2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários: