Fyodor Books


Caros leitores e leitoras numa altura em que cada tostão conta, o hábito de comprar livros pode ser considerado um luxo. E acreditem que, trabalhando numa livraria, tenho o privilégio de presenciar todo o tipo de luxos. Como, por exemplo, a senhora que me diz que começou a ler as “Cinquenta Sombras de Grey” e que, de tão desprezível que era, se deu ao luxo de, literalmente, rasgar o livro e deitar fora.

Ou então, a senhora que todos os dias, ao fim de um dia de trabalho, passava na livraria e se sentava meia a hora a ler as páginas de um livro, enquanto esperava que chegasse a hora de apanhar o autocarro. Era sempre o mesmo livro, sempre à mesma hora, todos os dias. Até que um dia, a senhora antes de sair foi ter comigo e retirou da carteira um cartão da Worten. Perguntou-me a medo, “Olhe menina, eu gosto muito de ler, mas mal tenho dinheiro para comer e para os medicamentos dos meus filhos. Mas olhe, eu comprei uma máquina na Worten e eles disseram que eu tinha 20 euros no cartão para gastar noutra compra. A senhora não consegue tirar o dinheiro de lá para pagar este livro?”. 

Ou, por fim, aquele cliente que vai todos os meses à livraria e em 20 minutos escolhe meia dúzia de livros como quem escolhe fruta num mercado, deixando um ordenado em “fruta de papel”. 

A verdade é que há carteiras para todos os gostos, e é por isso mesmo que, aproveitando a página que o ilustre colega José Pinheiro me apresentou esta semana, vos venho mostrar a livraria Fyodor Books. A Fyodor Books é uma livraria de Lisboa com cerca de 3 mil livros, que vende livros em segunda mão a preço fixo. É um projecto relativamente recente mas acredito que esteja a progredir rapidamente. O conceito é simples, quem aqui adquirir um livro pagará apenas 3€, quem adquirir 2 livros pagará 5€. Fantástico, não é? Convido-vos a visitar a página do facebook e, quem tenha oportunidade, visitar a livraria em Lisboa. Encontram toda a informação necessária na página do facebook Fyodor Books, ou no site da livraria.

A propósito desta página, deixo-vos algumas sugestões de páginas (para além das óbvias nacionais e internacionais) onde podem adquirir livros a bons preços:
Façam boas compras e boas leituras!


Sem comentários: