O NATAL E AS RODAS


E eis-nos de novo chegados ao Natal… ou quase, se bem que já há muito que os espaços comerciais se tenham engalanado para a época, antecipando uma corrida às compras que este ano, fruto das condicionantes de que todos estamos a par, deverá ser bastante mais parca do que em anos idos! De qualquer modo e independentemente da idade, quanto mais não seja, em espírito, todos somos naturais destinatários da quadra, havendo inúmeras acções e lançamentos a decorrer em Lisboa e Porto, algumas delas sobre… rodas.

“Era uma vez uma menina chamada Margarida, que tinha o sorriso mais lindo do planeta…”. Começa assim esta ternurenta história de título “Amizade Sobre Rodas”, obra inclusiva destinada aos mais novos, mas que os adultos também podem espreitar, quiçá aprendendo também eles alguma coisa. Da autoria de Paula Teixeira e com ilustrações de Rita Correia, o livro foi oficialmente lançado no dia 3 deste mês – Dia Mundial da Pessoa com Deficiência – no Museu da Electricidade (Lisboa) pela Plátano Editora.

Fotos: Plátano Editora e Rita Correia
A capa é elucidativa do tema, evoluindo depois nas páginas deste segundo livro da colecção “Mãos de Encantar” um conjunto de personagens com algo de muito valioso, a amizade verdadeira e inocente. Deixo-lhe o ‘link’ do Facebook para o natural e bem merecido “Gosto” e posterior acompanhamento do projecto, bem como o delicioso ‘teaser’ desta história, apresentado pela própria autora, ela que é professora e intérprete de linguagem gestual:



Rumemos agora ao Porto, cidade onde as Bibliotecas Municipais prepararam uma série de eventos, sendo que um deles tem o título de “Natal Sobre Rodas na Avenida: Horas do Conto e Oficinas”. É da responsabilidade Biblioteca Municipal Almeida Garrett e recorre ao bibliocarro, um autocarro transformado em biblioteca que, normalmente, está ao serviço da edilidade.

Fotos: Câmara Municipal do Porto
Entre os dias 18 e 27 de Dezembro realiza-se “A Hora do Conto”, com o livro “Sonho de Neve”, de Eric Carle (em sessões entre as 10h00 e as 18h00), e a “Oficina” (das 10h30 às 18h30), aqui convidando os petizes a criar, transformar e fazer magia em todos os cantos do bibliocarro, numa aventura com muitas surpresas. As inscrições, gratuitas e para crianças dos 4 aos 12 anos, podem ser feitas aqui

De regresso à capital, convido-a/o a andar nos históricos Ascensores da Bica, da Glória e do Lavra, classificados de monumentos nacionais. Isto porque a Carris engalanou-os com novas vestes alusivas à quadra, no âmbito da campanha “Lisboa, os Três Magníficos e o Natal no Horizonte”, que decorre até 6 de Janeiro próximo. A acção visa despertar a curiosidade do público para com os ascensores alfacinhas, conjugando-os com imagens manipuladas que representam a invasão natalícia sobre as vistas que cada miradouro proporciona.

Fotos: Carris
O Ascensor da Bica, que passa no Miradouro de Santa Catarina, de onde se tem uma fantástica vista do Tejo, apresenta-se com bolas de Natal que flutuam como plumas sobre o rio, enquanto um Pai Natal gigante distribui presentes pela cidade; o Ascensor da Glória leva-nos até ao Miradouro de São Pedro de Alcântara, nele vislumbrando-se presentes a flutuar sobre as nuvens, cruzando-se com motivos de Natal gigantes espalhados pelo jardim, ao mesmo tempo que se desfruta de uma paisagem mágica; a descida faz-se, depois, pelo Ascensor do Lavra, até ao Jardim do Torel, onde a magia do Natal continua, repleta de cenários lúdicos! 

Em complemento e noutro domínio, a Carris voltou a associar-se ao Metropolitano de Lisboa, assinalando a quadra com viagens para os mais novos, a bordo do ‘Eléctrico de Natal’ e do ‘Comboio de Natal’. O eléctrico faz um percurso com início e fim em Santo Amaro e passagem na Praça da Figueira, de borla para as crianças das escolas da cidade, nos dias úteis até dia 17 deste mês. Podem até fazer-se desenhos nas janelas do eléctrico, numa viagem ao som de melodias e contos de Natal!

Fotos: Carris e Metropolitano de Lisboa
Já o “Comboio de Natal” transportou no passado dia 4 (e volta a fazê-lo esta 4ªF, dia 11) crianças de instituições particulares de solidariedade social a bordo das carruagens históricas ML7 nº 1 e nº 2 do Metro de Lisboa. Elementos do Grupo Babel, do Teatro de Carnide e do Museu da Marioneta contaram contos de Natal, enquanto o próprio do Pai Natal ouviu dos petizes os seus desejos mais profundos. E terminamos no Porto, onde, no próximo dia 22 de Dezembro, irá ter lugar no Parque da Cidade o “Festival da Bicicleta Solidária”. Encerrando um forte espírito natalício, ou não estejamos, nessa altura, a três dias do Natal, tem como objectivo reunir o máximo de adeptos das duas rodas sem motor, propondo-lhes um programa solidário recheado.

Fotos: FPCUB
Os interessados – adultos e crianças – deverão ali apresentar-se pelas 10h00, fazendo-se acompanhar de géneros alimentares (o pagamento simbólico da inscrição neste encontro) que serão entregues a uma instituição de solidariedade. Mais informações na página ‘web’ da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta

Boas Festas, acompanhadas dos habituais cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve! 

José Pinheiro 

Notas: 1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes. Os restantes membros deste ‘blog’ não têm obrigatoriedade de partilhar dos mesmos pontos de vista; 2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários: