UMA PRENDA DE NATAL IMPOSSÍVEL


Cara leitora! Aqui estaria a prenda ideal para dar à sua cara-metade neste Natal. Seria uma ‘oferta’ com assinatura da Pirelli! E pronto… depois de se sentirem algo descriminados por este intróito, nesta altura a falange masculina que me lê já descontraiu um pouco pois até que era muito fixe ter umas ‘rodinhas’ novas para o transporte lá de casa!

Mas esqueçam de imediato tudo isso pois a sugestão acima não passa por mandar-vos a um revendedor da marca italiana para comprar pneus novos para o automóvel ou moto (apesar das muitas campanhas actualmente existentes), mas antes sugerir que, caso fosse possível, o ideal seria oferecerem um ao outro a mais recente edição do “The Cal”, vulgo (passe-se a simplicidade do termo) “Calendário Pirelli”.


Coloco o verbo no condicional porque, infelizmente, este ímpar ‘produto’ do construtor de pneus italiano (pois é… não fazem só derivados de borracha) está fortemente condicionado em termos de destinatários. Trata-se de uma publicação que é um autêntico ‘bolo’ de Natal recheado com generosas doses de sensualidade e ‘glamour’, mas que não está à venda! Modelos, actrizes e famosas dão, ano após ano, ‘o corpo ao manifesto’ pelos 12 meses do dito, num resultado final que se traduz em autênticas peças de colecção, numa impressão muitíssimo limitada das suas várias edições, destinando-se a um muito restrito número de clientes importantes e outros convidados VIP. 

Idealizado em Inglaterra em 1964, este projecto de enorme sucesso – tem honras de “TM” de Marca Registada e tudo – teve duas fases: a primeira decorreu até 1974, até à crise petrolífera obrigar à sua suspensão; em 1984 o formato ganhou novo fôlego (e que fôlego!!!) e, desde então, não houve mais paragens, recolhendo-se imagens de estúdio ou tiradas em locais paradisíacos do nosso planeta, consolidando o “The Cal” como um ícone mundial, da moda, da fotografia e das mais variadas indústrias e sectores, muito para além da esfera dos pneumáticos. 

Marca de distinção pelas modelos convidadas que o integram e dos fotógrafos a quem a Fundação Pirelli entrega este verdadeiro colírio ocular, o mais icónico dos produtos da marca italiana tem alternado em edições apenas com uma modelo – a mais recente foi a de 2000, com a também actriz Laetitia Casta, fotografada por Annie Leibovitz – e outras com um alargado leque de intervenientes, como a de 2011, da autoria do estilista e fotógrafo Karl Lagerfeld, que integrou bem mais de 20 elementos, entre os quais, e pela primeira vez, modelos masculinos.




Independentemente de alguns/umas detractores/as do projecto acharem que se trata de uma exploração pura e simples do corpo, maioritariamente feminino, para delícia do sexo oposto, dado que o nu integral está, na maioria das vezes, bem presente, o que é um facto é que este “The Cal” é um sucesso absoluto. Saiba-se que em algumas edições a exposição directa do corpo foi deixada de lado, apresentando-se as modelos vestidas a preceito, como na edição de 2013, em que a modelo Adriana Lima até posou grávida para a lente de Steve McCurry. 



Naturalmente que a edição comemorativa do 50º aniversário teve honras de efeméride, começando-se a saber alguns detalhes em Junho último, quando um grupo de modelos que encerram a imagem das mais recentes produções se juntou em Nova Iorque (EUA) para uma exclusiva sessão fotográfica de promoção.

Fotos: Pirelli / The CalTM
Juntaram-se, assim, (por ordem na foto acima, da esquerda para a direita) a modelo brasileira Alessandra Ambrosio, que repete a experiência de 2003 frente às câmaras, desta vez empunhadas pelos fotógrafos Peter Lindbergh e Patrick Demarchelier; a musa dinamarquesa Helena Christensen, um regresso 20 anos depois da sua participação no “The Cal” de 1994; Karolina Kurkova, oriunda da República Checa e que já espalhou sensualidade nos calendários de 2003 e 2004; a modelo sudanesa Alek Wek, chamada pela terceira vez; Miranda Kerr, modelo australiana que já esteve no projecto de 2010; e a modelo brasileira Isabeli Fontana, a mais ‘repetente’ das seis, já que integra pela sétima vez o grupo das eleitas.



Seguiram-se diversas outras acções de apoio ao lançamento da edição de 2014 do calendário mais famoso do planeta, como a sua apresentação em Novembro último no HangarBicocca, em Milão (Itália), infra-estrutura pertença da marca italiana dedicada à produção, exposição e promoção de arte contemporânea. Perante um leque de convidados VIP, ali se fez uma retrospectiva destes 50 anos, expondo-se mais de centena e meia de imagens, das milhentas tiradas pelos mais de 30 fotógrafos que já ilustraram os calendários produzidos desde 1964.

Refira-se, como curiosamente, que a edição de 2014 é num calendário especial, nascido da recuperação da sessão fotográfica que Helmut Newton havia feito em 1986, projecto que nunca veio a público… até agora. Por coincidência, os dias de calendário desse ano e os de 2014 batem certo!

Já que não lhe posso oferecer o “The Cal”, pelo menos deixo o endereço do ‘micro-site’ Pirelli Calendar para que se delicie com a beleza das imagens, a sensualidade das/dos modelos, o detalhe fotográfico, convidando-o/a a deixar de lado eventuais preconceitos que possa ter. Afinal, é Natal e ninguém leva a mal!

Com os votos de Boas Festas, deixo os habituais cumprimentos distribuídos irmãmente e o até breve!

José Pinheiro



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