Celulite


À medida que o Verão se aproxima, acresce a preocupação em ostentar uma forma física exemplar. Entre as principais metas que os homens e mulheres estabelecem estão a definição dos abdominais, tonificação dos braços, remover as gorduras localizadas e ditar o fim da celulite.

Infelizmente, a maior parte dos ambiciosos são caracterizados pela sazonalidade. Isto é, a prática de atividade física é confinada a pequenos períodos ao longo do ano. Assume elevada relevância a partir de Janeiro, época das resoluções de ano novo e aproximação aos meses quentes. Durante o Verão, as férias, o calor e a praia impõem o interregno dos treinos. Em Setembro, derivado da inatividade física e dos excessos típicos das férias, o ciclo volta a iniciar-se.

Muitas vezes, o abandono verifica-se exatamente na altura em que o treino começa a surtir efeito. Nesse sentido, é certo que a maior parte das pessoas que treina sazonalmente jamais alcançará os seus objetivos. É importante perceber que o exercício físico deve ser encarado como uma forma de estar na vida e não apenas como meio estético de melhorar o corpo! 

Dentro do leque de escolhas a aprimorar com máxima urgência está a celulite. Revela-se como um dos principais "flagelos" das mulheres, embora também afete uma pequena percentagem de homens.

O que é a celulite?



Existem células localizadas na camada mais profunda da pele cuja finalidade está associada à acumulação de energia sob forma de gordura (adipócitos). Essas células conectam-se com a superfície cutânea por intermédio de fibras. Quando essas "pontes" fibrosas repuxam a pele para baixo, dão o aspeto semelhante à "casca de laranja". 

Nem sempre surge associada à obesidade mas está diretamente relacionada com o aumento de peso. Numa perspetiva lógica, se o peso acresce, aumentam também as células gordas. Como consequência, os vasos sanguíneos são comprimidos afetando a circulação linfática podendo levar à formação de edema (inchaço).

Existem diferentes graus de celulite. A reversibilidade é exequível nos graus I e II. Exercício físico e uma alimentação bastante regrada bastarão para obter resultados expressivos. Nos graus III e IV, por mais rigor que se verifique na alimentação e no treino, o acompanhamento médico e estético será imprescindível para a obtenção de resultados. 

À semelhança de tantos outros temas, também a celulite assenta sobre verdades e mitos. Vamos desmistificar!

Com tratamentos, é possível reverter totalmente os efeitos da celulite. Mito! Aparentemente, os tratamentos ajudam a conseguir resultados visíveis. Contudo, não é possível afirmar que consigam remover a celulite na sua totalidade. Como tal, o ideal será tratar da pele e do corpo o quanto antes (adolescência) e não deixar o caso agravar quando detetado. Praticar exercício físico e manter bons hábitos alimentares será uma mais-valia no processo. 

A utilização de cremes anticelulite permitem resultados infalíveis. Mito! Apesar deauxiliarem no tratamento, é importante perceber que os cremes não conseguem penetrar tão profundamente na pele como fazem crer. Como tal, não conseguirão alcançar a camada de gordura subcutânea sendo impossível resolver níveis de celulite vigorosos. 

Só pessoas com excesso de peso têm celulite. Mito! São usais as queixas de mulheres magras que, apesar de terem corpos aparentemente tonificados, afirmam ter celulite. 

Emagrecer resolve a celulite. Mito! Como fora mencionado anteriormente, pessoas magras também têm celulite. Como tal, emagrecer, por si só, não adiantará nada no processo. É importante verificar-se o acompanhamento por profissionais especializados nas áreas de nutrição e exercício físico. Os resultados serão melhores e, acima de tudo, seguros. 

Tratamentos de pele e esfoliações não adiantam nada no processo de tratamento. Mito! Ter cuidados com a pele permitirá que os seus níveis de absorção se mantenham normais. Assim, a absorção dos cremes anticelulite será mais eficiente. No mesmo sentido, também as drenagens linfáticas assumem extrema importância no tratamento. 

É importante que o bem-estar físico e psíquico seja sempre assegurado. Devemos procurar sempre aquilo que nos faz sentir bem. A vida não se resume somente a corpo e praia! No entanto, a "prevenção" é a melhor ferramenta para combater problemas como a celulite. Para isso, iniciar a prática de hábitos de vida saudáveis ainda em fases juvenis será impreterível pois é a partir da adolescência que este tipo de problemas se agrava devido ao desenvolvimento natural do corpo humano. 

Dicas e sugestões:
  • Manter o corpo bastante hidratado ao longo do dia;
  • Manter um peso corporal saudável;
  • Manter uma pele saudável, limpa e hidratada;
  • Praticar exercício físico;
  • Hábitos alimentares saudáveis e variados;
  • Evitar alimentos gordurosos e processados, salgados e doces;
  • Evitar refrigerantes, bebidas alcoólicas e hábitos tabágicos;
  • Evitar roupas demasiado apertadas;
  • Em casos mais severos, procurar ajuda médica;
  • Tratamentos complementares à base de drenagem linfática e cremes anticelulite;

Sem comentários: