DA GARAGEM PARA A SUA SALA


Já não bastavam os automóveis e seus derivados e eis que senão quando, de repente, os principais construtores transportaram as inspirações dos seus designers das quatro rodas para… o mobiliário! Significa isto que, um dia, alguns eleitos poderão ter o seu automóvel parado à porta ou na garagem e, em simultâneo, relaxar ou assistir comodamente aos programas das suas preferências ‘esparramados’ num sofá da mesma marca!



Isso mesmo! Quais luxos da Divani & Divani ou mais acessíveis IKEA lá em casa. A sua sala deve é ter um “ONYX Sofa” da Peugeot para receber as suas visitas ou uma futurista “KODO Chair” da Mazda para relaxar ao final do dia, já para não falar em dormir o sono dos justos numa cama Mercedes-Benz ou ler um bom livro sob os LEDs dos candeeiros da Ford! 

Algo em que poucos apostariam há uns anos a esta parte, a indústria de mobiliário parece ser a mais recente tendência das equipas internacionais de design de quem, até há bem pouco tempo, só se dedicava às quatro rodas, fazendo fluir ideias dos seus criativos mais ilustres, associando-lhes na maioria das vezes, um nome forte do design internacional. 

E os exemplos referidos são apenas alguns exemplos do que tem surgido nos últimos três anos, fazendo a apresentação destas inéditas obras-primas de mobiliário no mais importante certame internacional desta indústria, o “Salone Internazionale del Mobile” de Milão, vulgo “Il Salone”. Mesmo não sendo para todas as carteiras – pelo exclusivismo dos materiais empregues e pelo facto de se tratar de peças únicas que terão preços ‘upa upa’!!! – são bastante interessantes algumas das mais recentes propostas neste domínio. Senão vejamos:



A Peugeot está, neste preciso momento, em Milão a apresentar o seu “Sofa ONYX”, uma estrutura de peça única com três metros de comprimento, que combina materiais tecnologicamente avançados e outros obtidos no meio ambiente. Uma demonstração de um conceito de mobília da autoria do Peugeot Design Lab, em colaboração com o designer Pierre Gimbergues, que resultou na perfeita ligação da com lava vulcânica endurecida do tipo ‘volvic’. Veja abaixo como ‘nasceu’ este sofá tão especial!




Mas foi em 2013 que se deu o grade ‘boom’ neste domínio, ano em que vários produtores de automóveis ali apresentaram os seus inéditos e exclusivos exemplares de sofás, poltronas e afins. A Citroën foi uma delas, com o “DS Sofa”, com uma secção traseira no formato de uma barbatana de tubarão e a secção estofada em pele semelhante à utilizada nos modelos da sofisticada linha DS da marca francesa.


Já a Ford apresentou naquela edição do certame milanês uma poltrona do tipo espreguiçadeira, um candeeiro de leitura e um relógio de pulso, colecção criada pelo Ford Design Futuring Team, sob a batuta de Erika Tsubaki. Uma investida nos produtos industriais que segue uma moda apontada a um luxo subtil, numa sensação transmitida pelas principais marcas ‘premium’ italianas. Já este ano apostou em malas de viagem, de mão e carteiras, feitas à imagem da sua nova colecção de modelos de luxo “Vignale”!


Jogando em casa, a Maserati, construtor italiano de automóveis de luxo, levou até ao “Salone” a sua “Maserati Lounge Chair by Zanotta”. Trata-se de uma poltrona da autoria dos designers Ludovica e Roberto Palomba e que até é produzida em série limitada (custa cerca de 5.000 euros), encerrando o espírito e os valores das duas marcas, de exclusividade, sofisticação, conforto, refinamento dos materiais, formas e detalhes, num design ‘avantgarde’.


Também naquele ano, a Mazda desvendou ao mundo a sua “KODO Chair”, uma futurística poltrona individual, desenhada pelos criadores da actual tendência de design dos automóveis da marca japonesa, denominada… KODO, claro! Exaltando movimento, faz o paralelo aos mais recentes modelos do seu catálogo, transmitindo a energia acumulada e prestes a ser libertada pelos felinos selvagens, bem como a beleza e a paixão que os designers identificam como a verdadeira essência do Japão.


Em 2012 coube à Audi e à Mercedes-Benz apresentarem na capital do mobiliário as suas criações, em dois conceitos diametralmente opostos. Isto porque a Audi ‘apenas’ apresentou a “R18 Ultra”, o protótipo de uma cadeira em fibra de carbono e alumínio, capaz de avaliar o stress sedentário de quem nela se senta, apresentando num esquema cromático os níveis de tensão dos seus ocupantes.

Fotos (por ordem de apresentação): Peugeot, Citroën, Ford, Maserati, Mazda, Audi, Mercedes-Benz


Já a Mercedes-Benz não foi de modas e apresentou uma completa linha de mobiliário de sala (mesa, cadeiras, sofás e ‘chaise longue’) e quarto (cama e cómoda), conjuntos inspirados nas linhas dinâmicas de design que hoje, dois anos depois, encontram eco nos seus automóveis. Desenvolvidas pela Formitalia, estão dotadas de curvas que delimitam as áreas em termos individuais, gerando toda uma tensão emocional. 

Como vê, propostas não faltam, pelo que se for fã da temática e quiser saber mais sobre esta importante mostra, visite os ‘site’ da organização do “Il Salone”, em Cosmit ou faça um périplo mais abrangente pela Milan Design Week, em que aquela mostra se integra e que se realiza naquela cidade italiana, concentrando todos os mais recentes conceitos de design dos mais variados quadrantes. 

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve! 

José Pinheiro 


Notas: 1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes. Os restantes membros deste ‘blog’ não têm obrigatoriedade de partilhar dos mesmos pontos de vista; 2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

My7sports - Loja online de desporto e moda

Sem comentários: