BANHO NUNCA MAIS

A não ser para os mais ‘puristas da coisa’, que têm sempre o automóvel num ‘brinquinho’ – até conheço um que está sempre a implicar com o estado lastimoso do meu… – lavar o automóvel é daquelas coisas que estamos sempre a adiar. Já nem falo nos que arregaçam as mangas e se munem do trio balde/esponja/camurça, mas dos que vão a uma lavagem automática e que, muitas vezes, recorrem da máxima de “no próximo fim-de-semana vou”!




Mas e se lhe disser que um dia destes talvez nunca mais tenha de dar banho ao seu ‘rodinhas’? “Hã?! Então e vou andar com o carro todo sujo?!” – pergunta-se. A resposta é um relativamente simples “Não”! Isto porque está em estudo a aplicação na pintura de um produto que repele sujidades, óleos e demais líquidos com que a nossa viatura é brindada no seu dia-a-dia nas estradas. 

A Nissan está a fazer um ‘trabalho de casa’ em volta desta temática, como o prova este vídeo em que metade de uma viatura da marca japonesa – no alvo branco da moda – foi coberta com a tal película repelente:



Ou seja, no final de uma semana de trabalho poupam-se uns tostões de lavagens automáticas ou mesmo algumas horinhas de força de braços à porta de casa.

Fotos: Nissan

A solução ‘milagrosa’ chama-se “Ultra-Ever Dry”, um produto super-hidrofóbico e também oleofóbico – afugenta água e líquidos gordurosos – estando a sua aplicação a ser alargada e/ou estudada para vários tipos de materiais e superfícies, pretendendo-se torná-los virtualmente à prova de sujidade. Veja aqui alguns exemplos alternativos, alguns deles um tanto ou quanto ‘estranhos’, outros que até se mostram muito práticos:


Ainda referente à sua aplicação em viaturas, persiste uma ‘dúvida existencial’… é que não há qualquer referência se a eficiência é a mesma para com os desagradáveis ‘brindes’, mais ou menos volumosos e viscosos, que pombos, pardais, andorinhas e demais passarada nos presenteiam sempre que deixamos o nosso brinquedo estacionado numa zona arborizada… Uma ideia adicional a explorar, não?

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!

José Pinheiro


Notas: 1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes. Os restantes membros deste ‘blog’ não têm obrigatoriedade de partilhar dos mesmos pontos de vista; 2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários: