Pratos Ficticios



Caros leitores hoje vou ao encontro da estimada colega Cláudia Tavares, autora da nossa rubrica Trendy Food. Presumem vocês, e bem, que hoje temos uma rubrica sobre livros de culinária. Até podia ser, mas aí a rubrica tornar-se-ia previsível, e não queremos isso. Portanto, e porque não podia ser de outra forma, venho apresentar-vos mais uma mente criativa, a designer Dinah Fried. Já ouviram falar? Já vos aconteceu, enquanto lêem um livro, as descrições de pratos serem tão apelativas, tão minuciosas ou tão caricatas que vos deixam a salivar e a imaginar como seria na realidade esse prato? Pois bem, Dinah Fried transformou a utopia em realidade recriando e fotografando 50 pratos de vários clássicos da Literatura. Desde Herman Melville a Franz Kafka, há pratos para, neste caso, todos os olhos. O projecto intitula-se “Pratos Fictícios” (“Ficticious Dishes”) e foi posteriormente transformado em livro. Genial não é? Deixo-vos algumas das apetecíveis fotos e respectivo excerto. Deliciem-se e boas leituras!

O Grande Gatsby
F. Scott Fitzgerald


“Sobre as mesas de buffet, decoradas com excelentes hors-d’oeuvre, presuntos curados e especiarias amontoavam-se ao lado de saladas com desenhos de arlequins, porquinhos de pastelaria e perus enfeitiçados pela cor dourada do forno”






Alice no País das Maravilhas 
Lewis Carroll 


" Tome um pouco de vinho ", disse a Lebre num tom encorajador. Alice olhou em volta da mesa, mas não havia nada, somente chá. "





Medo e Delírio em Las Vegas 
Hunter S. Thompson 


“Abriu outra garrafa de tequila, que começou a beber como se fosse água. Depois pegou numa toranja e cortou a fruta ao meio com uma minimagnum da Gerber – uma faca de caça de aço inoxidável, com uma lâmina afiada como uma navalha.”





Heidi 
Johanna Spyri 


“A chaleira começou a ferver, enquanto o velho segurava num pedaço de queijo com um longo garfo de ferro sobre o fogo, girando e girando até ficar tostado e com uma bela cor dourada em cada lado. Heidi assistia a tudo com um olhar curioso”






Moby Dick 
Herman Melville 


“Os nossos apetites a serem aguçados pela congelante viagem, e em particular, Queequeng ao ver o seu prato de frutos do mar favorito à sua frente, e a sopa de marisco com aspeto excelente, partimos para uma grande expedição…”



Oliver Twist 
Charles Dickens 


“Ele estava desesperado de fome e despreocupado com a miséria. Levantou-se da mesa e, aproximando-se do chefe, prato e colher em mãos, disse, de alguma forma assustado com sua própria imprudência: “Por favor, senhor, eu quero mais.”





Pela Estrada Fora 
 Jack Kerouac 


“Mas já era tempo de cortar as lamentações e ir embora, então peguei na minha mochila, disse adeus ao velho recepcionista sentado ao lado da sua escarradeira, e fui comer. Devorei outra torta de maçã com gelado — ficavam cada vez melhores à medida que eu avançava por Iowa, a torta crescia e o gelado ficava ainda mais saboroso.”






A Campânula de Vidro 
Sylvia Plath 


“Então servi- me de abacate e salada de carne de siri. Abacate é a minha fruta favorita. Todos domingos o meu avô costumava trazer um abacate para mim, escondido no fundo da sua mala executiva, debaixo de seis camisas sujas e tirinhas do jornal de domingo.”





A Metamorfose 
Franz Kafka 


“Eram hortaliças velhas e meio podres, ossos do jantar da noite anterior, cobertos de um molho branco solidificado; uvas e amêndoas, era um pedaço de queijo que Gregor dois dias antes teria considerado intragável, era uma côdea de pão duro, um pão com manteiga sem sal e outro com manteiga salgada.”







Sem comentários: