GoPro


Já faz algum tempo que vos queria falar das “tão na moda” action cameras, neste caso quero falar-vos da mais conhecida, e segundo análise de algumas revistas da especialidade, a que possui melhores características, e que com muita satisfação tive a possibilidade de experimentar, a GoPro

Para quem não sabe as “action cameras”, ou em português traduzido à letra, “câmeras de acção”, são câmeras que filmam e tiram fotografias, gravando o conteúdo num cartão de memória. São extremamente portáteis, fazem-se acompanhar de uma caixa estanque (que como o nome indica é estanque à água e poeiras) e de um suporte que a permite fixar a várias superfícies. 

No caso da GoPro existem diversos acessórios que a permitem adaptar a capacetes, pranchas de surf, bicicletas, etc. Toda esta panóplia de acessório permite-nos filmar tanto em terra, como no ar e inclusive na água todas as nossas proezas (ou não) para mais tarde recordar. 

Falando especificamente da GoPro, o modelo Hero 3+, que tive a possibilidade de experimentar na sua versão intermédia, a silver, pode filmar em resolução 1080p (Alta Definição) e tirar fotografias com a resolução máxima de 10Mpx. Possui wifi o que permite utilizar o nosso smartphone ou tablet (descarregando a aplicação gratuita) como visor e comando da câmera. A definição da imagem é incrível, a lente permite vários ajustes mas na minha opinião a mais interessante é a captura em “grande angular” que, uma vez que não existe visor (pode adquirir como acessório), permite uma maior abrangência do campo de visão. A captura é óptima tanto em terra como na água, sendo esta última, para mim, a mais interessante, pois não sendo as nossas máquinas fotográficas habituais à prova de água, permite-nos fazer tanto fotografias como vídeos muito interessantes e numa perspectiva diferente do que estamos habituados. 

Se já pesquisaram um pouco sobre estas câmaras devem ter reparado que existe uma diferença de preço abismal (algures entre os 50€ e os 450€, tal prende-se muito com as funções, características e (na minha opinião muito importante) qualidade da lente. 

Se está a pensar fazer o investimento numa destas câmeras deverá ter em conta a finalidade para a qual a vai utilizar, se quer apenas fazer uns vídeos caseiros e filmar uns mergulhos na piscina em princípio um aparelho de gama mais baixa será suficiente. Agora se pensa fazer edições dos seus vídeos, se pratica algum desporto mais exigente e quer imagens de alta qualidade poderá justificar o investimento. 




Sem comentários: