Let Me Take a Selfie


Há uma música aí na berra que me irrita particularmente, do grupo The Chainsmokers, cujo título é “Let Me Take a Selfie” que, em tradução à letra, dá qualquer coisa como “Deixa-me Tirar Uma AutoFoto”. Blarggghhhh!!!! Pior a emenda que o soneto…! 

Assim sendo, tal apenas me levou a pensar na ligação desta moda galopante às rodas. Hummm… vejamos…! Primeiro descobri que a primeira ‘selfie’ mundial remonta a 1839. ‘Nop’, não é erro, foi há 175 anos que o fotógrafo norte-americano Robert Cornelius tirou a que se supõe ser a primeira ‘selfie’ de todas. Em 2004 surge na aplicação flickr – de partilha de fotos – o ‘hashtag’ #selfie. Nove anos depois a palavra passa a integrar o Oxford Dictionary.




Estimam-se que em 2014 se tirem 2.000.000.000.000 – isso mesmo, não são zeros a mais… são dois milhões de milhões – de ‘selfies’ em todo o mundo, muitas delas difundidas/partilhadas nas plataformas Facebook e Instagram e, infelizmente, muitas delas tiradas ao volante! 

Pois é… agora a coisa torna-se mais séria! Isto porque o advento das comunicações móveis e do uso e abuso das redes sociais, associadas à velha máxima do “isto só acontece aos outros”, algo vazia de senso comum, levou moda das ‘selfies’ entrasse no mundo das rodas. 

Peço-vos, assim, uns minutinhos para que me respondam às seguintes perguntas: Quem é que nunca… 
… pegou num telemóvel enquanto conduzia? 
… atendeu uma chamada, com o telemóvel no ouvido e a outra mão no volante? 
… enviou um sms, um whatsapp ou uma mensagem pelo Facebook com o carro em movimento? 
… tirou uma ‘selfie’ da moda, conduzindo distraidamente rumo ao destino? 

Pedindo desculpa aos poucos que, eventualmente, responderam taxativamente “Eu não!” a TODAS as quatro questões acima, suponho que a maioria dos restantes se possam rever em pelo menos um dos cenários apresentados. Se ajudar ao ‘mea culpa’…! 

Pegando na última das questões acima, o estudo “Ford Driving Skills for Life” analisou o comportamento de 7000 jovens condutores europeus, com idades entre 18 e os 24 anos, utilizadores de ‘smartphones’, concluindo que: 
  • 1 em cada 4 jovens europeus já tirou uma ‘selfie’ ao volante; 
  • Metade do grupo admitiu fazê-lo enquanto conduzia; 
  • 1 em cada 4 consulta as redes sociais ou coloca ‘posts’ enquanto conduzem? 
  • E que… 
As conclusões sucedem-se mas só estes exemplos já são significativos das alarvidades que hoje se fazem ao volante, algumas delas resumidas nesta infografia:

Fotos e Infografia: Ford
No mesmo estudo surgem outras igualmente assustadoras, já que um terço dos britânicos analisados já tirou uma ‘selfie’ ao volante, quase todos os romenos inquiridos tiraram uma fotografia qualquer enquanto conduziam e 35% dos alemães acederam às redes sociais. Pior é o facto de a maioria ter demonstrado uma tendência para ignorar os riscos, mesmo estando ciente destes perigos, sob a tal ténue protecção do cada vez mais célebre “Ya, tasse bem!”. 

Infelizmente Portugal não foi abrangido neste estudo, mas os números nacionais não deverão ser muito diferentes, pelo que… pois! Crua realidade! 

Deixo estes alertas/conclusões deste estudo da Ford: 
  • tirar uma ‘selfie’ ao volante pode distrair um condutor durante 14 segundos, tempo em que um automóvel que se desloque a 100 km/h percorre 400 metros, ou seja, uma volta inteirinha a 1 pista de atletismo; 
  • para navegar nas redes sociais são precisos pelo menos 20 segundos, tempo para se percorrer 560 metros, nada menos do que 5 (CINCO) campos de futebol; 
  • enviar um sms médio leva 10 segundos e, de caminho, ‘perdem-se’ 280 metros de viagem, ou seja 5 ‘courts’ de ténis; 
  • enquanto marca um nº de telefone manualmente, o seu carro percorre 200 metros, ou 4 piscinas olímpicas em 7 segundos; 
  • o simples jeitinho ao cabelo no retrovisor leva ‘apenas’ 4 segundos, uma eternidade que se traduz em 120 metros que o seu automóvel andou ‘sozinho’, tantos quantos 4 campos de basquetebol. 
Se quiser saber mais sobre este estudo e o inerente programa Ford Driving Skills for Life, lançado pela Ford há uma década nos EUA e, entretanto, alargado a outros países da Europa e resto do mundo, por favor clique no ‘link’ acima. Entretanto, tenha em atenção algumas das situações acima, para que me possa ler para a semana! Cá o espero! 

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve! 

José Pinheiro 


Notas: 1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes. Os restantes membros deste ‘blog’ não têm obrigatoriedade de partilhar dos mesmos pontos de vista; 2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários: