Prémios Áquila



Os Prémios Áquila, que vão homenagear o que de melhor se faz em Portugal nas áreas de Cinema e Televisão, vão ter a sua primeira cerimónia no dia 30 de Novembro, no cinema São Jorge em Lisboa, com apresentação de Filomena Cautela.

Um híbrido entre os Golden Globe Awards e os People's Choice Awards – tendo em conta que os Prémios Sophia são considerados os Óscares portugueses – os vencedores dos Áquila são da responsabilidade do público, que tem a possibilidade de votar online nos seus preferidos, através do site oficial do evento.

Os Prémios Áquila estão divididos em 12 categorias (seis de cinema e seis de televisão) como melhor realização, longa-metragem e curta-metragem, série, mini-série ou telefilme, bem como representação masculina e feminina.

Entre os nomeados destaca-se 'Os Maias – Cenas da Vida Romântica', adaptação cinematográfica de João Botelho do romance homónimo de Eça de Queirós, com 11 nomeações, entre elas Melhor Filme, Realizador, Actor e Actriz. Este tornou-se no filme português mais visto do ano em apenas quatro semanas, tendo levado às salas portuguesas, até ao momento, cerca de 108 mil espectadores.
Outro dos destaques vai para a série da RTP 'Os Filhos do Rock', um retrato do rock português no decorrer dos anos 70 e 80, que está indicada em seis categorias.

Os 52 nomeados foram seleccionados por uma comissão de 50 pessoas, entre as quais a produtora Ana Costa, as actrizes Ana Zanatti e Lídia Franco, o actor Vítor de Sousa, o realizador João Garção Borges, a produtora Ana Costa, e o gestor cultural Miguel Honrado.

A organização irá ainda atribuir três Prémios Áquila especiais: O Prémio Revelação (Prémio Condor) ao luso-francês Ruben Alves, realizador de 'A Gaiola Dourada', o Prémio Carreira (Prémio Fénix) à actriz Rita Blanco, e o Prémio Excelsior à Fundação Calouste Gulbenkian, pelo apoio ao cinema e ao audiovisual.

Esta cerimónia, que será transmitida em directo através do site oficial, vai contar com a co-apresentação de João Loy, Ana Zanatti, Nicolau Breyner, Vítor de Sousa, Isabel Medina, Lídia Franco, Ricardo Soler, entre outros.

As votações estão disponíveis até às 21h do dia 27 de Novembro, por isso vamos ajudar esta iniciativa votando nos nossos favoritos através do site www.premiosaquila.pt.




Sem comentários: