Conquistador de Alturas


Há um automóvel que não se faz rogado com as pretensas dificuldades de ascensão a um 112º andar de um edifício e, dali, apreciar a deslumbrante vista sobre as cidades, como anfitrião de originais eventos! Sim, leu bem, subir aos 400 metros de altura, algures a meio do Burj Khalifa, no Dubai (Emiratos Árabes Unidos), actualmente o edifício mais alto do Mundo. Se tal não chegasse para o provar, outro exemplo ocorreu em Abril último, quando esse mesmo modelo subiu ao “Observation Deck” do Empire State Building (EUA), sito no 86º andar, para comemorar os 50 anos de feito idêntico, na infra-estrutura que, em 1964, ostentava o título do mais alto de todos.




Roçar as nuvens, ir cada mais alto, atingir o (quase) impossível! É isso que o Mustang – o icónico modelo que a Ford se prepara para lançar à escala mundial em 2015 – tem conseguido ao longo dos tempos, num ano em que ele também completa meio século sobre o lançamento do ‘pony car’ original em terras do Tio Sam. 

Mas… e como é que se levam automóveis a lugares supostamente impensáveis, nas mais altas estruturas do planeta, feitas pelo Homem? Não há guindastes que lá cheguem e o uso de helicópteros foi algo, também, colocado de lado pelas equipas de engenharia, responsáveis pelos projectos. O processo que permitiu construí-lo nas alturas passou por imensas medições e múltiplos ensaios e preparativos, antes dos grandes dias.


No caso do Burj Khalifa (ou “Torre do Khalifa”, como também é conhecida) foram seis os engenheiros que embarcaram num voo da Emirates Airlines rumo ao Dubai, levando nas suas ‘malas’ um Mustang cuidadosamente desmontado. Uma vez chegada, a carga rumou ao edifício e foi descarregada no piso térreo, depois separada em seis secções que foram metidas nos elevadores e levadas até ao 112º andar. Dava-se, assim, início ao elaborado ‘kit’ de múltiplas peças e que demorou nada menos do que 12 horas a terminar. Pode vê-lo aqui, em modo ‘timelapse’:



Algo em quase tudo semelhante ao que já acontecera em 1965, ano em que um outro Mustang descapotável concentrou os olhares do planeta ao mostrar-se, pela primeira vez, no topo daquele que era, então, o maior edifício em altura construído pelo Homem. Uma épica jornada que os arquivos da Ford apenas ilustram publicamente através de um conjunto de fotos, como as que a seguir se apresentam:

Fotos: Ford Motor Company
Para festejar os 50 anos desse feito, a cena repetiu-se em Abril deste ano que está a queimar os últimos cartuxos, construindo-se este ‘kit’ Mustang em pouco mais de seis horas na mesma varanda daquele 86º andar. Um processo aqui apresentado numa outra perspectiva:



A título de curiosidade – decerto que já se habituaram a que haja quase sempre um bocadinho de cultura extra no Trendy Wheels – acrescento que o Empire State Building foi inaugurado em 1931, tornando-se no maior edifício do mundo, no alto dos seus 381 metros. Manteve esse estatuto durante cerca de 40 anos, sendo depois ultrapassado por estruturas como o World Trade Center e a Torre Sears (EUA), as Torres Petronas (Malásia) ou o Taipei 101 (Taiwan), entre outras. Em 2010, os 828 metros de altura do Burj Khalifa Bin Zayid permitiram-lhe o acesso a esse título, no que poderá ser, de novo, uma questão de tempo, pois em Changsha (China) estará, entre muitos atropelos do projecto, a nascer o Sky City One, uma imensa estrutura de 838 metros que, uma vez completa, baterá em 10 metros a Torre do Kalifa!

Fotos: Empire State Building, Burj Khalifa e Sky City Project
Aguardemos, pois, por novos desenvolvimentos para saber se, uma vez mais, o Mustang quererá subir até mais perto das estrelas, conquistando novo patamar no topo do mundo das quatro rodas! 

Continuação de Boas Festas, com os habituais cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve! 

José Pinheiro 


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