O “Text Neck” - O seu pescoço tem-lhe enviado sms?


Que conduzir enquanto usa o telemóvel era ilegal e potencialmente perigoso, já todos sabíamos. Que as radiações emitidas por estes aparelhos poderão potencialmente envolver algum tipo de risco, também. Que as costas, e sobretudo o pescoço, são particularmente afectadas, nem tanto.


Fisioterapeutas e Médicos já o sabiam no entanto, e desde à muito que vão dando o alerta aos seus utentes. Agora, finalmente, um médico norte-americano (apesar do nome suspeito, Kenneth Hansraj) parece ter estudado especificamente o efeito nas estruturas do pescoço em várias amplitudes de flexão da coluna cervical, comuns durante a utilização de aparelhos portáteis como telemóveis e tablets. Dados que permitem finalmente, fundamentar os avisos com informação concreta. 

E que conclusões temos?

Basicamente, que os 4,5kg a 5,5kg que a cabeça humana pesa em média, originam um peso de mais de 22kg que os músculos, ligamentos e discos intervertebrais têm de suportar e contrariar, se tiver o pescoço flectido a 45°. Dobre mais 15°e verá a parada subir 5kg: aos 60° são 27kg de pressão (1). É como ter 4 ou 5 bolas de bowling em cima da cabeça. 

Não seriam valores particularmente alarmantes, dado que são posições do pescoço, perfeitamente normais, e nas quais nos posicionamos várias vezes ao longo do dia. Mas mais uma vez, como em muitas coisas no nosso corpo, o problema é a repetição do movimento e/ou a manutenção do mesmo. E segundo uma publicação da Harvard Medical School (2), passamos um total diário de 2 a 4 horas a utilizar o telemóvel ou outros dispositivos semelhantes. 

É esta particularidade que torna tudo problemático, válido quer esteja de pé ou sentado. E se notarmos bem, os mais jovens têm a tendência de passar mais tempo a utilizar estes dipositivos, o que os coloca como grupo de risco em problemas posturais a longo prazo: estão numa fase pedagógica em que deve ser incutida uma boa “higiene postural” sob pena de, no futuro, manterem e agravarem as posturas incorrectas que adquiriram. 

Não esqueçamos também que esta questão é concomitante às restantes posturas incorrectas em que todos nós nos colocamos durante o dia-a-dia. É o posto de trabalho ao computador, é a condução do automóvel, é o uso da mochila num só braço, etc. O que potencia um padrão de movimento e postural ainda mais desviante do ideal. É tudo a ajudar à festa!


Então agora vou ter de evitar utilizar 
o meu telemóvel ou tablet? 

Nada disso. São ferramentas de comunicação e produtividade imprescindíveis hoje dia. É quase impensável limitar o seu uso, até porque há forma de evitar estes problemas no pescoço. Deverá somente disciplinar-se nalgumas alternativas às posições mais curvadas que eventualmente usa, mas que vão permitir ter uma igual visibilidade e acesso do ecrã: 
  • Opte por manter a cabeça mais erguida, semelhante a estar a olhar em frente, e baixe antes o olhar; 
  • Levante mais a mão em que tem o dispositivo; 
  • Se tiver tempo, evite fazer no telemóvel o trabalho que puder ser feito num computador. 
Há algo mais que possa fazer? 
Realmente já tenho tido dores…

Claro que sim. Para começar aplique-se mesmo nas correcções que mencionei em cima. O 1º passo nas lesões por repetição, é sempre eliminar o estímulo lesivo. Depois, existem alguns alongamentos e exercícios que poderá fazer ao longo do dia. Ficam as sugestões. 

Para alongar a musculatura do pescoço poderá começar por aqui: 
Note que neste 2º vídeo, há inclinação mas não a rotação.
Como exercícios, estes são 2 bons exemplos:
  • Exercicio 1
  • Utilize as mãos para fazer resistência enquanto estica a cabeça para trás conforme na figura.

Existem bastantes mais exercícios e todo um trabalho mais global mas que dada a complexidade exigida no controlo do corpo, não são adequados para realizar sozinho. Se não sentir melhoras com estas dicas, não conseguir executar correctamente ou achar que necessita de um trabalho mais pormenorizado, não hesite em dirigir-se a um Fisioterapeuta credenciado. Este melhor que ninguém, saberá o que avaliar, diagnosticar e planear uma intervenção adequada à sua situação.



Referências Bibliográficas 

1 Hansraj, K.K. (2014). Assessment of Stresses in the Cervical Spine Caused by Posture and Position of the Head. Surgical Technology International, 25, 277-279. 

2 Harvard Editorial Board (2014). How to soothe a sore neck. The Essentials are icing and heat, gentle therapeutic exercise, and good posture. Harvard Mens Health Watch, 18(11), 5.



Sem comentários: