Os Nossos Campeões (Parte 2)


Trouxe-lhe, há dias, parte dos detentores dos 21 títulos de Campeão conquistados por atletas portugueses em 2014, nomeadamente nas vertentes de rodas e em meio aquático (com e sem motor) e até dois jovens que colocaram o cérebro a funcionar a todo o vapor, numa competição de matemática. Desta feita, mesmo continuando a fugir bastante da habitual linha temática do Trendy Wheels, mas porque não quero e espero não deixar ninguém de fora, trago-lhe hoje os restantes medalhados a ouro do ano findo.

Como lhe disse, seja sobre rodas, ao sabor das ondas, do uso das potencialidades do corpo humano ou do ‘simples’ intelecto, foram muitos os atletas portugueses que conquistaram no ano findo os prémios maiores em diferentes modalidades, por vezes contribuindo para que a nossa bandeira também trouxesse consigo uma medalha de ouro.

Fotos: Bruno P Conceição (oficial), Paulo Pinheiro e Selecção (Federação Portuguesa de Desporto para Deficientes)


Em terra firme foram Bruno Pica da Conceição e Paulo Pinheiro a festejar nos lugares mais altos dos pódios dos respectivos campeonatos, o primeiro a cavalo, o segundo a correr uma meia maratona. Montando o “Trinco”, o cavaleiro nacional venceu o 4º Mundial de Equitação de Trabalho, em Magna Racino (Áustria), sendo o primeiro de sempre a ganhar as três provas que a compõem (Dressage, Maneabilidade e Velocidade). 

Já o maratonista, integrado na Seleção Nacional de Atletismo para a Deficiência Intelectual, revalidou o título de Campeão do Mundo da Meia Maratona INAS, acumulando o feito com um novo recorde nacional, resultado que teve relação directa com a medalha de ouro obtida por equipas, considerando as prestações de Tiago Neves (3º classificado) e Paulo Benavente (5º). 

O campeonato acima decorreu em simultâneo com o Mundial de Corta-Mato INAS, em Ostrzeszów (Polónia), onde a Selecção Nacional revalidou os títulos nas variantes Curta (3000 metros) e Longa (6000 metros), neste ultimo caso fazendo-o pela quinta vez consecutiva. Destaque para as prestações de José Azevedo (medalha de bronze na curta), Cristiano Pereira (medalha de prata na longa), Vitor Pleno e Samuel Freitas. No global, a formação nacional trouxe consigo 7 medalhas (4 ouro, 1 prata e 2 bronze).

Foto: Atletismo (Federação Portuguesa de Desporto para Deficientes)




Entretanto, em Reims (França) disputou-se o Mundial de Atletismo em Pista Coberta INAS, para atletas com diferentes graus de deficiência, presentes nas suas várias provas. Ali Lenine Cunha conquistou o título de Campeão do Mundo no Pentatlo, Pedro Isidro fê-lo na prova de 3.000 metros marcha, Cláudia Santos na corrida de 800 metros e Erica Gomes no salto em altura. A quinta medalha de ouro lusa foi obtida em estafetas femininos pelas atletas Raquel Cerqueira, Cátia Almeida, Graça Fernandes e Cláudia Santos. Portugal foi o país que mais medalhas trouxe para casa, com 24 no total (as 5 de ouro, mais 7 de prata e 12 de bronze).

Fotos: Karaté Tradicional (EPA/Roberto Escobar) e Andebol Universitário (Nuno Gonçalves/CO)


Em 2014, Portugal viu-se ainda agraciado por outros títulos mundiais por equipas, como o de Karaté Tradicional conquistado no Cairo (Egipto), de Andebol Universitário, alcançado em Guimarães) ou os de Equitação de Trabalho (Magna Ricino, Áustria) e de Pesca Embarcada ao Achigã (Padilla, México), cujas medalhas individuais me referi antes. Só na disciplina de futebol, a tal que concentra as maioria das atenções e das preferências, é que a coisa correu mesmo mal, mas isso já teve demasiada cobertura ao longo de meses e meses! Vá que, entretanto, o herói da actualidade viu-se agraciado com a Bola de Ouro da FIFA, como o “Melhor Jogador de 2014”. A bem da nação! 

Posto isto, conclui-se que 2014 foi um ano rico em resultados nas mais diversas categorias, pelo que a expectativa é grande para 2015, ano que se aguarda poder ser – pelo menos – idêntico a este nível para todas as selecções e para os mais diversos atletas portugueses envolvidos em campeonatos de índole internacional. Daqui a um ano cá estaremos para contar como foi. 

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve! 

José Pinheiro 

Notas: 1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes. Os restantes membros deste ‘blog’ não têm obrigatoriedade de partilhar dos mesmos pontos de vista; 2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários: