Factores de Risco Segundo os Próprios Corredores


Se lhe perguntar, enquanto corredor, quais acha que são os factores de risco mais predisponentes a causarem lesões, o que responderia?

Sempre que praticamos um desporto, sobretudo se com regularidade e exigência, concebemos uma noção própria daquilo que são os nossos próprios limites. Criamos também uma opinião pessoal sobre quais as necessidades que temos para poder praticar esse desporto, seja ao nível do equipamento, do momento em que o praticamos, da duração dos treinos ou provas/jogos, bem como da preparação que tenhamos de realizar para prevenir lesões decorrentes da prática dessa modalidade ou o que fazer quando acontecem e como temos de recuperar.

Esse tipo de informação é particularmente importante para tentar despistar as possíveis causas de determinado problema que afecta o atleta, ou apenas, definir uma estratégia concertada com o Fisioterapeuta para a prevenção de lesões ou reincidência de lesões.

Mas é-o igualmente para o atleta, pois a reflexão do próprio sobre os riscos a que está sujeito, em grande medida contribui para manter a saúde (e a poder continuar a praticar o desporto que gosta), seja levando a recorrer a um profissional de saúde creditado, seja evitando comportamentos de riscos por si, tais como exagerar na progressão do treino ou trocar calçado desgastado.

Em Outubro, foi publicado um artigo bastante curioso no Journal of Orthopaedic & Sports Therapy(1) que procurou responder precisamente à pergunta do inicio. E os resultados foram muito interessantes.

A amostra considerou 95 atletas que cumpriram os requisitos que lhes reconhecia terem experiência como corredores, e foram entrevistados de forma aberta. As respostas dadas foram analisadas e agrupadas como Factores de risco intrínsecos e Factores de risco extrínsecos.


Os resultados revelaram que a maior parte dos corredores reportavam “Não alongar” como a principal causa de lesão, seguida de “Treino excessivo”, “Usar calçado errado para o tipo de pé”, “Não aquecer, “Falta de força”, “Alteração do tipo de passada” e “Não respeitar os limites do corpo”.

São dados bastante curiosos tendo em conta o que já sabe concretamente (provado cientificamente e de forma fidedigna) sobre as causas das lesões decorrentes da prática da corrida. E falarei sobre isso posteriormente, fique atento.

Mas afinal, ainda não me respondeu. Quais acha que são os principais factores de risco lesivo na corrida? E reconhece-se nestes resultados?


Referências Bibliográficas
1 Saragiotto BT, Yamato TP, Lopes AD. What do Recreational Runners Think About Risk Factors for Running Injuries? A Descriptive Study of Their Beliefs and Opinions. Journal of Orthopaedic & Sports Physical Therapy, 44 (10), 733-737.

Sem comentários: