Doçuras Rolantes


Tendo vestido a ‘farda’ deste blog para onde semanalmente exploro o tema das rodas há já uns bons dois anos e meio – o tempo parece voar… – dou por mim nas mais diversas situações a pensar como este sítio onde estou, o assunto que se me deparou ou a conversa em que estive envolvido, poderão, de algum modo, relacionar-se com as ditas das rodas. É… é quase uma fase rumo à loucura, pois por mais que queira distanciar-me de um tema que é parte da minha vida profissional há várias décadas, não há nada a fazer. É assim e pronto!

Vem isto a propósito de “O Chocolate em Lisboa” que esteve patente no Campo Pequeno há cerca de um mês e onde andei… à procura de rodas, claro! À (quase) interminável fila de hora e meia para a compra do bilhetinho, seguiu-se a entrada num espaço que se substituíram os touros e as pegas de caras por algo que parecia engolido pelos mais diversos expositores de guloseimas, oriundos dos quatro cantos do mundo.

Fotos: J Pinheiro (Trendy Mind), mysugar creations (Starbrook Airlines)


Ali se acotovelava meia Lisboa & arrabaldes, visitantes de ocasião que, em quatro dias e sem nada mais para fazer, ou só para fugir a frio que então nos assolava, se esqueceu das dietas e da linha, em busca de algo que os aquecesse. Como um bom chocolate quente, uma fantástica ginja em copo do dito, ou a empanturrar-se com atractivas mousses, cremes, licores, bolos e/ou bombons, ou levando ainda para casa, para familiares ou amigos, aquela tablete tipo carta ou outros concentrados de açúcar em diferentes graus. Um dia que feitas as contas deu um rombo adicional às já bem depauperadas carteiras dos tiritantes tugas. Mas pronto, há que divertir e distrair as mentes! 

Então e rodas, havia? Claro que sim! A maioria das pessoas nem nota, mas há rodas em todo o lado, se bem que por vezes bastante dissimuladas. Neste domínio vi-me conquistado pela mysugar creations, um expositor que tinha as mais atractivas embalagens dedicadas à minha/nossa temática. 

“Ah!!! Finalmente!!!” – exultei, para espanto de alguns que, ao meu lado, emborcavam bolos e doces como se não houvesse amanhã! Aproveitando uma altura em que as atenções de muitos se concentravam num cozinheiro que, do lado oposto daquela centenária praça de touros, dava dicas de cozinha (acho que era uma receita de caldos para congelar em ‘couvettes’, em vez daqueles secos de marcas, dos supermercados – vá que também aprendi qualquer coisinha), empunhei do smartphone e toca de tirar uns quantos ‘bonecos’ para ilustrar esta história.

Fotos: J Pinheiro (Trendy Mind)



Dezenas de tabletes de chocolates belgas da marca Starbrook Airlines exibiam-se a num expositor vertical daquela bancada, outros dividindo as honras de uma deliciosa mesa com a segunda marca do grupo, a “Classic Wheels”. As primeiras contavam diferentes histórias da aviação, as segundas de corridas de automóveis, nas mais diversas combinações de sabores, entre o cacau e frutos secos. Bem acondicionadas em embalagens que as escondiam até suportavam a falta de bom senso de algumas compradoras que, com as suas malões de mão tamanho XXL, quase esborrachavam os ditos no acto do pagamento (sinceramente, não consigo imaginar o prazer de andar com esses descomunais acessórios pendurados, cujo peso dá cabo da postura…). 

Voltando aos chocolates comercializados em Portugal por esta empresa de Aveiro – está no nosso mercado desde 2007 –, as suas embalagens têm um estilo ‘retro’ e são da autoria do pintor belga Jaak De Koninck. Nelas desfilam hospedeiras, comandantes e aviões do início dos anos 50 do século passado, ou automóveis clássicos de sonho. Pintadas a aguarela ou a óleo, aquelas rompem com todo o tradicionalismo das banais embalagens de chocolates, num vasto conjunto criativo e inovador que pode ver com mais detalhe nos ‘links’ acima. 

Depois de muito me babar com as ilustrações (e, ok, confesso, com os conteúdos também…) quis trocar os meus contactos do Trendy Mind por um cartão de visita da mysugar creations, mas sem sucesso, já que a pessoa com quem falei disse-me estarem “há muito esgotados, pois a afluência tem sido imensa!” Em alternativa deu-me um autocolante – qual lembrete de bons tempos em que eu coleccionava toneladas dessas coisas… – e o já mais que ouvido recado de “procure-nos por mysugar no Facebook que nos encontra de imediato!” E não é que assim foi? Acrescente-se apenas que tirando o acima, que havia um outro conjunto de rodas presentes naquele espaço, através de uns eventos para divertir o pessoal, quanto mais não seja com a foto ou ‘selfie’ da ordem. Animadores da Quideia Animações dividiram-se por pontos específicos da exposição, totalmente pintados em tons de chocolate, como o pequeno bólide que buzinava e acelerava, sem sair do sítio…

Fotos: KF Photography (Quideia Animações), O Chocolate em Lisboa, Emslook Photography, Santini


Ah sim… e algures no meio daquela tonelada de doces & bolos, ainda encontrei um eléctrico de Lisboa em formato de ‘cupcake’ – que não comi… – e os carrinhos da Antica Cioccolateria e dos Gelatti Santini, ambos a braços com filas imensas para o quente & frio! 

Um final de tarde doce e diferente que partilho com as/os minhas/meus leitoras/es, entre umas tirinhas de uma barra de chocolate preto e uns certos licores… hummmmmmmmmm! 

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve! 

José Pinheiro 

Notas: 1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes. Os restantes membros deste ‘blog’ não têm obrigatoriedade de partilhar dos mesmos pontos de vista; 2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários: