Fazer Exercicio para Ganhar Descontos!


E se fazer atividade física for vantajoso também para a carteira? É verdade. É um conceito inovador capaz de colocar Portugal a mexer. 

Estamos a falar da ideia Move Bonus, totalmente portuguesa. Trata-se uma plataforma onde toda a atividade física pode ser convertida em descontos. Subir e descer escadas, passar ferro, passear o cão entre outras atividades físicas (desportivas) estão entre o leque de opções para enriquecer a conta pessoal com pontos/descontos.

É impossível não reconhecer a empatia especial que o ser humano tem por descontos. A pensar nisso, e numa tentativa de reduzir os índices de sedentarismo em Portugal, Bruno Claro, mentor da Correr Lisboa, vai lançar a Move Bonus, no dia 19 de Março. Qualquer pessoa pode participar contribuindo com todo o tipo de movimento, independentemente da sua natureza. 

Não se trata de uma aplicação mas sim de uma plataforma onde todas as outras aplicações estão agregadas. Por outras palavras, independentemente da aplicação que utilizemos para fazer o registo da atividade física, smartphone ou relógio, podemos sincronizá-la com a Move Bonus. 

O acesso à plataforma é totalmente gratuito. Para justificar isso, Bruno afirma que “a pessoa que se esforça não deve ser cobrada por isso” acabando até por ser recompensada. 

Movimentar, mexer, saltar, correr são algumas das palavras de ordem. “A ideia é que as pessoas não usem o elevador e vão de escadas, e que vão a pé para o trabalho”. A partir daí, tudo o que se faça será convertido em pontos e estes, por sua vez, convertem-se em descontos. O utilizador pode ainda escolher o que quer ver contabilizado: calorias gastas, número de passos dados ou tempo investido em atividade física. 

Quando alcançado determinado número de pontos, podemos trocá-los por um voucher de descontos em qualquer um dos parceiros da plataforma (hotéis Tivoli, lojas Running 7, Holmes Place, MyProtein, Clínicas da Foz, 4 moove, Puma e Salming). Caso não haja interesse em nenhum destes parceiros, os “coletores de pontos” têm a possibilidade de abraçar causas solidárias doando os teus pontos a uma instituição. Caso a instituição consiga alcançar o objetivo de pontos, um dos parceiros fará um donativo podendo ir desde alimentos a brinquedos, passado por material escolar. A seleção de instituições legíveis para a plataforma ainda está em curso mas qualquer participante poderá sugerir espaços que necessitem de apoios.

O fator competição também pode estar presente, para quem gosta de levar a “coisa” mais a sério. A principal finalidade passa por as pessoas se motivarem umas às outras promovendo desafios e competições saudáveis. O sistema de aposta de pontos em desafio é possível. Por exemplo, desafiamos um amigo e quem correr mais ou gastar mais calorias durante uma semana fica com os pontos do outro. Não se preocupe quem não confia nas suas capacidades físicas face às do adversário. Só poderá competir com adversários do mesmo nível. 

Não estranhe as frases espanholas no site, não fique a pensar que isto é importado — garantimos que é inteiramente português. É tudo charme paranuestros hermanos, já que dentro de dois meses a plataforma vai chegar a Espanha, para convencer os turistas espanhóis a usufruir de descontos em Portugal, e para que os portugueses possam fazer o mesmo sempre que dão um pulinho ao país vizinho. Até ao fim do ano, a ideia é que a plataforma já esteja espalhada pela Europa.

Não é certo que os portugueses comecem a praticar as duas horas e meia de exercício semanal recomendado pela Organização Mundial de Saúde, mas isto pode ser aquele empurrão que lhe faltava. Registe-se no site e a partir daí dance, passeie o cão, limpe o pó… só não fique refastelado no sofá, porque no fim terá o merecido desconto. E lembre-se: os pontos só têm a duração de um ano, pelo que se passar esse prazo perderá todos. Na certeza, no entanto, de que o esforço não terá sido em vão.


Sem comentários: