Muito Para Além do Automóvel


Uma guitarra Ford. Uma bicicleta Mazda. Um conjunto de candeeiros Peugeot. Três exemplos de que a indústria automóvel está cada vez menos fechada em si mesmo, assistindo-se, aliás, a uma crescente presença da mesma no maior certame de… mobiliário e iluminação, que há 54 anos se realiza em Milão (Itália), o Salone del Mobile.

Fotos: Ford, Mazda, Peugeot (oficiais) 



O talento dos designers dos veículos sobre rodas não se esgota, assim, em linhas de carroçaria envolventes, faróis funcionais, motores potentes, tecnologias inovadoras, alargando-se a (quase) tudo o que faz parte do nosso dia-a-dia, assim criando uma maior ligação e fidelização às marcas. Se há quem goste de ter todos os electrodomésticos com um mesmo ‘logo’, porque não haver quem queira ter um veleiro na marina, um moinho de pimenta na cozinha ou refastelar-se depois de um dia de trabalho num sofá, numa ligação aos automóveis que conduzem nas suas rotinas diárias? Sim, sim… primeiro estranha-se, mas depois entranha-se! 

Exemplos como os que apresento a seguir (por ordem alfabética) de três marcas que me enviaram informação das suas actividades na mostra italiana, curiosamente numa visão planetária, em conceitos de design com raízes diferentes, da América, do Japão e da Europa. 

FORD: criatividade e lazer 

A Ford apresentou em Mião um diverso leque de conteúdos, recaindo o maior destaque em três peças relacionadas com actividades de lazer: uma guitarra, uma mesa de matraquilhos e um barco à vela! Peças de colecção inspiradas na mesma filosofia que norteou o seu superdesportivo Ford GT – clareza de intenções, inovação e ligação – numa variedade de elementos fora da esfera automóvel.

Fotos: Ford (oficiais)
“O público raramente vê mais de 10 por cento do trabalho que se faz num estúdio de design, havendo toda uma liberdade de criação permitida às diferentes equipas, podendo ir além das suas funções tradicionais e, assim, dar corpo a novas ideias e conceitos, que irão inspirar os futuros projectos da marca”, refere um responsável de design da marca americana. 

Em complemento, a Ford expôs outras peças de mobiliário mais ‘tradicionais’, entre sistemas de iluminação e de WI-FI e ainda duas interpretações para áreas do tipo lounge. Objectos de design semelhante, para assim formar todo um portfólio homogéneo e identificável. 

MAZDA: Toda uma envolvência RIN e EN 

Aplaudida mundialmente pelo design “KODO - A Alma do Movimento” presente nos seus actuais modelos, a Mazda transpôs para outras criações essa excelência de linhas emocionais repletas de vida, que espelham os animais na natureza, recorrendo às suas raízes distintamente japonesas. Formas simples, com uma dignidade e sensualidade limitadas, falam com os sentidos, no que define como sendo os conceitos RIN (dignidade contida em si mesma) e EN (sensualidade sedutora).

Fotos: Mazda (oficiais) 


Características presentes na forma única do Sofá by KODO Concept, peça que transmite toda uma tensão, eliminando todos os elementos supérfluos, sem sacrifício do conforto essencial, com uma mesa de apoio com elementos de ligação específicos. Do mesmo modo, a Bicicleta by KODO Concept, uma ‘duas rodas’ requintada, cuja simplicidade exprime o dinamismo puro, transmite o sprint final de um corredor com a linha de chegada à vista. Demonstrações do perfeito equilíbrio entre a sensibilidade do Mazda Design e o artesanato tradicional europeu. 

Expostas estiveram, também, duas outras peças de inspiração KODO, ambas obras de artesãos japoneses: o balde de gelo em cobre KODOKI, da autoria do estúdio Gyokusendo, e a caixa lacada SHIRAITO, feita a partir de cascas de ovo esmagadas, com a assinatura Kinjo-Ikkokusai, a sétima geração de uma família de artesãos de Hiroshima. 

PEUGEOT: a ‘roulotte gourmet’ do futuro 

Num misto de engenho e de design, surgiu em Milão uma inovadora roulotte de comida de rua – o Foodtruck Peugeot – numa visão muito futurista e ‘gourmet’ dos exemplares do meu texto da semana passada E A BELA DA BIFANA VIROU ‘GOURMET’. À partida parece uma ‘comum’ carrinha com reboque mas, chegada ao seu destino, esta expande-se e transforma-se em “O Bistrot du Lion”.

Fotos Peugeot (oficiais)

Trata-se de um restaurante, em anfiteatro, com espaços de preparação de alimentos, de restauração e bar, apto a receber 30 pessoas na envolvência musical da plataforma digital PEUGEOT MUSIC. Serve cozinha gastronómica, de fusão ou molecular, cuja confecção pode ser presenciada pelos comensais através de um ecrã FOCAL de 46 polegadas, que retransmite até o crepitar dos alimentos nas placas eléctricas. Um sistema de extracção zela pela qualidade do ar, o piso e armário refrigerados garantem a frescura dos alimentos e bebidas e uma máquina profissional da ROCKET ESPRESSO propõe expressos cativantes.

Claro que ali não pode faltar o duplo moinho de sal e pimenta Peugeot MILAN, numa nova homenagem à aliança entre as artes da cozinha e do design. O que muitos não sabem é que a marca francesa desenvolve, fabrica e comercializa estes moinhos desde 1874, mais de 60 anos depois de começar a fazer moinhos de grão familiares e, mais tarde, de produzir moinhos de café! Pois é, só no final desse século XIX surgiria o seu primeiro automóvel, o Type 1.

Fotos Peugeot (oficiais)


Voltando a Milão, a criatividade Peugeot prolongou-se pela colecção de candeeiros ONYX, peças únicas, feitas por medida, numa união de fortes contrastes, conteúdos tecnológicos a matérias-primas em bruto: um lustre de 3 metros de altura de LED reguláveis, prolongando-se do tecto quase até quase tocar o chão, feito numa rara madeira Banyan das Filipinas, com um grafismo tecnológico e impressão 3D; os candeeiros NewspaperWood, feitos a partir de papel de revistas recicladas, cobre e porcelana branca; e ainda as suspensões com impressão 3D.

Para terminar, recordo o meu texto de há um ano sobre este mesmo tema, DA GARAGEM PARA A SUA SALA, onde apresentei as propostas de 2014 e de anos anteriores neste domínio. Como se confirma, o mundo automóvel evolui para uma realidade impensável há uma década: ter-se um automóvel à porta, um veleiro na marina, relaxar entre amigos num espaço ‘gourmet’ ao som de boa música, passear de bicicleta, ler um bom livro num sofá confortável e com um sistema de iluminação a condizer, tudo sob uma mesma assinatura! Um conceito de próximo futuro, muito para além do automóvel.

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!

José Pinheiro

Notas: 1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes. Os restantes membros deste ‘blog’ não têm obrigatoriedade de partilhar dos mesmos pontos de vista; 2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários: