Mãe


A relação amorosa mais precoce que desenvolvemos é a que se estabelece entre mãe e filho. Esta é uma interacção sobre a qual a Psicologia (nomeadamente a, não muito recente, Psicologia do Feto), se tem debruçado, trazendo-nos revelações surpreendentes a respeito do psíquismo fetal! Mas a este tema que voltaremos mais em pormenor no futuro. 

Hoje importa, sim, realçar que esta díade começa a relacionar-se muito antes do nascimento do bebé: quando a futura mãe fantasia sobre o seu bebé, quando conversa com ele in-utero, ou seja, mesmo antes do primeiro choro, do primeiro colo ou da primeira mamada, já existe um vínculo entre a mãe e o filho, que prossegue ao longo da vida de ambos. 

Este vínculo, de suma importância na infância, irá ser um facilitador do desenvolvimento cognitivo, social e emocional saudável da criança. A mãe, ao traduzir e conter as necessidades/angústias do seu filho, irá não só dar significado às mesmas, bem como criar com ele uma relação privilegiada de confiança e segurança que servirá de base para todas as suas relações futuras enquanto adolescente e adulto.

Festejemos, assim, hoje o Dia da Mãe, o dia dessa figura crucial para todo o ser humano, sobretudo quando criança!


Sem comentários: