Trendy Music #22


Tem acompanhado a actualidade musical em Portugal? Não? Então não se preocupe! É precisamente para o manter actualizado que cá está o Trendy Music! Esta semana trago-lhe dois regressos inesperados e uma jovem banda que promete bastante!

Todos os cantores (e bandas) que escolhem a língua inglesa para expressar o seu talento e a sua arte vêem-se constantemente confrontados com duas perguntas: “Porque escolheram cantar em inglês?” e “Algum dia vão cantar em português?”. Muito recente David Fonseca respondeu de forma muito clara à segunda pergunta acima mencionada lançando duas músicas cantadas inteiramente na língua de Camões. 

Esta não foi a primeira que vez que o ouvimos cantar em português dado que já o fez algumas vezes. Mas em todas as vezes que o fez foi em projectos paralelos ou colaborações específicas e não para um álbum seu, a solo. Também por isso estas duas faixas ganharam ainda mais significado junto dos fãs do cantor. 

Estes lançamentos não tiveram qualquer aviso, ou preparação, simplesmente aconteceram. Em dois dias diferentes, separados por uma semana, David Fonseca lançou as músicas e os respectivos videoclips. 

Primeiro foi “Futuro Eu” e, de seguida, “Sem Aviso”. As duas faixas podem ser escutadas abaixo e compradas em formato digital nos locais do costume. Para o Trendy Music este regresso está mais do que aprovado. Porque não termos, um dia destes, um álbum de David Fonseca inteiramente em português? Olhe que esse dia já esteve mais longe!





Sabe quem é que também está de regresso? Eu dou-lhe duas pistas: é uma banda portuguesa oriunda do Porto e há muito que os fãs pediam o seu regresso. Não, infelizmente (ou talvez felizmente, não sei), não são os Heróis do Mar. São, isso sim, os X-Wife!

Depois de uma pausa de quase três anos, durante o qual João Vieira e Rui Maia editaram álbuns com novos projectos como White Haus e Mirror People, e Fernando Sousa juntou-se aos Best Youth, There Must Be a Place e PZ, os X-Wife regressam com um novo single “Movin’ Up”.

Agora acompanhados por Nuno Sarafa, na bateria, o single foi produzido pela banda e pretende mostrar uns X-Wife com o aproveitamento das suas recentes experiências paralelas e os seus 13 anos de carreira.

O videoclip é protagonizado pela actriz Sigrid Deforche, tem a realização de André Tentugal (a voz e a mente por detrás dos igualmente geniais We Trust, que consegue aqui um trabalho muito sólido e demonstrativo do seu talento) e é um regresso em grande. Os X-Wife ocuparam, novamente, o lugar que é deles por direito no topo da música portuguesa. Agora que venha o novo disco e os concertos para podermos todos disfrutar dos êxitos de sempre e das mais recentes faixas!

“Movin’ up” está já disponível nas plataformas digitais de venda e streaming (como o Spotify e o iTunes) e pode ser ouvido imediatamente abaixo. Em vista estão grandes palcos, onde o single será apresentado como o Festival Paredes de Coura.


Por último, mas não menos importante, quero falar-vos dos Amor Terror. 

Os Amor Terror formaram-se na primavera de 2011: Daniel Filipe e Miguel Morgado juntaram-se ao baterista Ricardo Rodrigues e pouco tempo depois chegou o baixista Bruno Barradas para completar a formação. Foi assim que nasceram os Amor Terror. 

Dois meses depois foram para estúdio e gravaram o seu disco de estreia. Teve como título “Lista Negra” e foi misturado e masterizado na Suécia. Depois veio a primeira digressão, que apenas terminou em Abril de 2012, apenas possível graças a uma marca de roupa que se associou ao projecto. Nessa altura, assinaram com a NMusic a distribuição digital do “Lista Negra” e gravaram, e lançaram, o videoclipe “Isabel”.

Até que surge o EP “A Culpa é Tua”. Foi editado no passado mês de Fevereiro pela Music In My Soul e já são conhecidos dois singles. “A Culpa é Tua” e “Fogo” são as duas faixas que podem ouvir desta jovem, e promissora, banda nacional.





O Trendy Music estará de volta em breve, com mais novidades da música nacional e internacional.

Sem comentários: