Pedra Silva Arquitectos recebe Menção Honrosa do Prémio "The Plan Awards 2015"


O atelier Pedra Silva Arquitectos, sediado em Lisboa, recebe Menção Honrosa na categoria de Interiores do prémio “The Plan Awards 2015”, organizado pela revista de arquitectura italiana “The Plan”, com o seu projecto Uralchem Headquarters em Moscovo, Rússia.

Perpective Europe 2015, o evento decorreu no dia 20 de Maio. Um forum internacional de arquitectura com mais de 1000 profissionais participantes de todo o mundo, com o objectivo de reconhecer e divulgar arquitectura de qualidade.

Na categoria de Interiores, na qual Pedra Silva Arquitectos receberam uma Menção Honrosa, participaram projectos de paises estrangeiros tais como India, Itália, Kuwait, Espanha, França, Russia, Japão, Turquia, Índia e México.

Uralchem Headquarters 

E se...o baixo se tornasse alto? 

O objectivo foi criar um espaço que permitisse condições ideais de trabalho que refletissem o espírito dinâmico, descontraído e jovem da empresa que ocupa um andar inteiro de um arranha-céus na cidade de Moscovo. 

O primeiro desafio surgiu quando no sítio se percebeu que alguns dos andares da torre foram previamente construídos para ser um hotel. O que explica a altura reduzida do tecto e inexistência de pisos elevados que seria ideal para uso de um escritório. A questão base foi: "Como podemos fazer um espaço parecer mais alto do que o que é realmente é?" 

Em resposta a este problema repensou-se o tecto. Criou-se um tecto único e inovador que não só faz com que o espaço pareça maior, mas também remove elementos desagradáveis ​​que compõem o tecto tradicional. O resultado é um "filtro visual" horizontal que é colocada para fora em uma matriz composta de discos onde iluminação e ar condicionado são colocados de acordo com a necessidade. Por trás deste filtro existem todos os mecanismos técnicos que estão escondidos da vista tais como detectores de incêndio, condutas de ar e outros aparelhos. O resultado é um sistema flexível de discos suspensos que permitem fácil acesso à infra-estrutura superior, minimizando o efeito de um limite inferior. 

Um projecto com soluções sob medida, do tecto aos espaços especiais culminando em um ambiente de trabalho confortável, que promove a felicidade e produtividade. 

Pedra Silva Arquitectos | http://pedrasilva.com | Fotos: Fernando Guerra






Sem comentários: