Trendy Music #23


Com a chegada do Verão poucas coisas sabem tão bem quanto ouvir uma boa música enquanto no horizonte o sol se põe. Apesar de não lhe poder oferecer o pôr-do-sol tenho três sugestões musicais para si. Sejam muito bem-vindos a mais uma edição do Trendy Music!

Ora Verão significa calor e calor é quase um sinónimo para…Alentejo. E é precisamente nessa região do país que começamos esta edição do Trendy Music: para vos falar dos Virgem Suta (ou não fossem eles de Beja) . Em Setembro chegará às bancas o terceiro disco da dupla alentejana e já são conhecidos os dois primeiros singles. Primeiro tivemos acesso a “Ela Queria” e, mais recentemente, foi a vez de “Regra Geral”. 

A primeira amostra do novo álbum teve direito a um pomposo videoclip gravado em Montemor-o-N ovo, realizado por Lorenzo Degl´Innocenti (que já tinha trabalhado com a banda no videoclip da faixa "Maria Alice"), o visual conta com a participação dos actores Paulo Lázaro, Márcia Cardoso, Ricardo Moura e Catarina Caetano, entre outros, e dá uma interpretação única à canção que os Virgem Suta criaram.

Nuno Figueiredo e Jorge Benvinda preparam-se, assim, para editar o sucessor de "Doce Lar", álbum de 2012, e do homónimo de 2010 (sendo que os mesmos valeram duas nomeações para os Globos de Ouro). Pelo caminho foram surgindo sucessos como "Linhas Cruzadas" (que conta com a participação de Manuela Azevedo, dos Clã), "Maria Alice" ou "Beija-me Na Boca”, entre tantos outros. 

Abaixo podem ouvir “Ela Queria” e “Regra Geral”, mas atenção…vão ficar a desesperar pela chegada de Setembro para ouvir o resto do novo álbum!





Os senhores que seguem são os Country Playground. Ou melhor Rodrigo Cavalheiro e Fernando Silva. Este é um projecto antigo do músico brasileiro (membro dos Born a Lion), e que agora ganha um novo fôlego com a entrada do português Fernando Silva (ex-guitarrista dos Canker Bit Jesus). Rodrigo passou para a bateria e este seu projecto não só cresceu como ganhou uma nova sonoridade revestindo as suas músicas de uma identidade mais roqueira. 

O primeiro álbum da recém-criada dupla foi gravado no ano passado, mas só agora foi colocado à venda, e dá pelo nome de Turdus Merula. O nome é curioso, é um facto, e a sua explicação vai deixá-lo surpreendido: é, nada mais, nada menos, do que o nome cientifico do Melro Preto. O dito melro está presente não só no nome do álbum como também na belíssima capa do disco, fruto de um magnífico trabalho da Ana Sousa. 

Ainda bem que a dupla não guardou este disco mais tempo na gaveta pois apresenta provas mais do que suficientes para se afirmar entre a elite do rock nacional. De notar que a base do disco, editado pela Preguiça Magazine, tem uma forte influência country, nomeadamente de nomes como Neil Young, Johnny Cash ou Willie Nelson (entre tantos outros, naturalmente). 

Fiquem a conhecer este promissor projecto luso-brasileiro através das faixas “Grandpa’s Grave” e “My Last Love Song” (neste caso numa actuação no Palco Preguiça, da Preguiça Magazine, editora do disco).





Esta edição do Trendy Music termina com a promissora Mai Kino. Nunca ouviu falar desta jovem cantora? É normal que não a conheça, porque ela apenas está no início da sua carreira. A verdade é que sabemos pouco sobre ela: é portuguesa, vive em Londres, e lançou (até ao momento) apenas dois singles.
Mas se para alguns, dois singles, pode parecer pouco para julgar o seu talento, para o Trendy Music é o suficiente para afirmar que está aqui um verdadeiro diamante por lapidar. A voz é fantástica, a afinação nem se fala e ambas as faixas esperam, claramente, um tratamento visual (entenda-se: videoclip) à altura. A densidade, e profundidade, das letras surpreende e parece indiciar que está aqui a nascer uma autêntica super estrela da música pop.

Será Mai Kino a próxima grande exportação musical portuguesa? Ainda é cedo para saber, mas enquanto esperamos por mais músicas (ou, quem sabe, um disco) deliciem-se com a sua doce voz nas faixas “Burn” e “June”.



A musica June poderá ouvir AQUI 

O Trendy Music regressa em breve com mais sugestões musicais!

Até lá, oiçam boa música e apoiem os projectos nacionais!

Sem comentários: