Estruturas Insufláveis que se Apropriam do Espaço Arquitectónico

Em Barcelona nasceu Penique productions, um colectivo de artistas de diferentes disciplinas unidos num projecto que se baseia na realização de instalações efémeras.

O ponto de partida do projecto é a selecção de uma localização a partir da qual se constrói uma peça única e feita à medida. Um insuflável que se expande e invade o espaço por completo. O balão cresce até se relacionar com a arquitectura existente. O ar, actuando de forma estrutural, exerce pressão contra o plástico que esbarra nas formas sólidas da arquitectura que o limita e modelam sua forma final. 

Conquistado pelo grande insuflável, o lugar transforma-se numa nova textura, a iluminação e a cor monocromática. Penique productions apropria-se da localização actual que perde seu uso habitual para formar parte da obra adquirindo uma nova identidade, a instalação actua como fronteira e define um novo espaço. 

Este projecto propõe uma experiência ao espectador. Através de uma mensagem perceptiva clara, directa e simples sem estabelecer um discurso fechado, pretende alcançar todo o tipo de público.

Galeria del Paranimf, El Claustro, Palo Alto, La Capella e Parque Lage são quatros dos projectos desenvolvidos. Instalações que estabelecem um diálogo íntimo entre os elementos que compõem e desenham o sítio da intervenção e os convertem em actores desta função efémera.

Galeria Del Paranimf. Penique productions 
El Claustro. Penique productions 
El Claustro. Penique productions 
Palo Alto. Penique productions 

Parque Lage. Penique productions 

Sem comentários: