Maranhos de Vila de Rei



Hoje trago-vos um prato simples e que que faz parte da gastronomia portuguesa, mas que não é muito conhecido por esse Portugal fora. Os maranhos são originários da Beira Baixa, mais propriamente de Idanha a Nova, e eram feitos a partir do bucho de cabra, que era recheado com a sua carne, arroz, chouriço, pimenta e colorau. Normalmente eram servidos durante as épocas festivas, visto não haver acesso a esta carne o ano inteiro. 

Com o crescimento da produção de suínos, passou então a ser produzido com carne de porco.

Assim, em Vila de Rei, vila que detém o centro geodésico de Portugal , o maranho é feito com carne de porco, arroz, chouriço, hortelã e chouriço. 

Podemos encontrar os maranhos à venda nos supermercados, e são muito fáceis de confeccionar, como poderão confirmar abaixo.

Basta colocar o maranho num tacho e cobrir com água e levar ao lume. Assim que a água levante fervura, basta cozinhar cerca de 15 minutos, após a água levantar fervura. Depois é só servir cortado em rodelas, com cerca de 1 dedo de espessura, e acompanhar com salada, uma vez que já possui no seu recheio arroz. No entanto nos restaurantes da zona de Vila de Rei é servido acompanhado também de batata frita.



Sem comentários: