O Acordar do Gigante Adormecido


Se, neste momento, lhe pedisse para jogar a algo semelhante ao “Logo Quiz Game”, um dos mais populares jogos para smartphones, tablets e afins, com os logótipos da imagem abaixo, quase que apostava o valor de um EuroMilhões inteirinho de que, no máximo, poderia adivinhar um… vá lá, ok… dois deles! Quer experimentar? E até lhe estou a dar umas abébias, pois ao contrário do que acontece nesse jogo, onde apenas se vê uma parte da imagem (a não ser que se activem as ‘ajudas’) estes até estão completamente visíveis, não havendo nada escondido!




Então… uma beca complicado, não? Pois… a não ser que trabalhe nas empresas em questão ou no sector automóvel (e mesmo assim…), tendo, por isso, algum conhecimento de causa, a coisa não se afigura nada fácil, pois são 48 logótipos de veículos automóveis… chineses! 

“Tantos?!” – pergunta, algo incrédulo e talvez apenas familiarizado com uma dúzia de marcas habituais, se a sua guerra não for esta, mesmo que mais informado por alguns dos textos deste escriba das rodas no blog Trendy Mind

Pois é, a outrora estanque República Popular da China acordou para o mundo automóvel, tal como em tantas outras áreas, pelo que – prepare-se! – que num futuro não muito longínquo, as populares “Lojas do Chinês” poderão dar lugar aos “Concessionários do Chinês”, com corredores de roupas, brinquedos, detergentes, ferramentas, malas, livros, flores, bugigangas, cordas, terra e… automóveis!

Fotos: MG, Great Wall e Qoros (oficiais)
Segunda maior economia do mundo, atrás da dos EUA, a China regista o maior crescimento económico dos últimos 25 anos entre todos os países do Mundo, fruto de um Produto Interno Bruto que cresce numa média de 10% ao ano. Novo eldorado de salvação para os números vermelhos que os relatórios teimam em apresentar em quase todo o restante planeta, todas as marcas ocidentais querem, por isso, ir para a China, estabelecendo parcerias com empresas locais, procurando conquistar o coração e os muitos Yuans (moeda oficial) desta nova clientela, ávida de um automóvel ocidental, mesmo que seja produzido por lá.

Logótipos: Oficiais


Senão, veja isto: em 1985 apenas se produziam uns ‘míseros’ 5.200 veículos em solo chinês, mas no ano passado o volume “made in China” atingiu os 23,7 milhões de unidades, mais que duplicando os números dos EUA (11,6 milhões) ou do Japão (9,8 milhões). E nem a totalidade da produção europeia (19,9 milhões) chegou para a bater! 

Será, por isso, uma questão de tempo até que comece a ver nas estradas uns quantos BAIC, Brilliance, Cheri, Dongfeng, FAW, Great Wall ou Shannxi… ou mesmo uns quase impronunciáveis Sichuan Nanjun, Tangjun ou ling, ou Xiamen King Long! Só não é já porque os chineses ainda têm que evoluir em matéria de segurança e de impacto ambiental, factores que as impedem de serem vendidos na União Europeia ou na América do Norte. Ainda assim, as tentativas não faltam, como o comprovam os enormes investimentos feitos nos salões europeus, como Genebra e Paris ou mesmo Frankfurt, certame em que há meia dúzia de dias se desvendaram ao público europeu os chineses MG GS, o Great Wall H6 e o Qoros 3 City SUV (ver fotos acima)! 

Como disse acima, o gigante acordou… agora, aturem-no! 

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve! 

José Pinheiro 

Notas: 1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes. Os restantes membros deste ‘blog’ não têm obrigatoriedade de partilhar dos mesmos pontos de vista; 2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

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