Aos Nossos Campeões da Vida Real!


Não é só em desportos mais tradicionais, como o judo, a canoagem, o atletismo ou o pingue-pongue – só para referir alguns dos feitos mais recentes – que a bandeira de Portugal sobe aos lugares mais altos dos pódios internacionais. Tal também aconteceu numa competição tão fora do comum como o “World Rescue Challenge 2015”, o maior campeonato do mundo de desencarceramento de vítimas de acidentes rodoviários e trauma, em que os nossos profissionais de salvamento conquistaram lugares de grande destaque.

Foto: WRO/Jason Kay 



Não são raros os dias em que nos entram pelas televisões – pior ainda quando nos “batem à porta” – imagens de acidentes rodoviários em que, para além do aparato dos destroços em que se tornaram as viaturas envolvidas, se vê parte da intervenção destes profissionais no trabalho de extracção de vítimas ou no seu tratamento aos primeiros sinais de trauma. Nesta competição recriam-se essas realidades, colocando-se em confronto bombeiros e outros operadores de serviços de emergência e intervenção rápida, mostrando-se publicamente o seu difícil e desgastante – física e psicologicamente – dia-a-dia. Um “faz-de-conta” em que não há a pressão e demais condicionantes humanas inerentes a um acidente real, mas onde continua a haver a dedicação à causa e o trabalho de equipa, bem como a luta contra o cronómetro, algo que pode significar uma vida salva ou perdida. 

O mais recente medir de forças decorreu sob a pala do Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações, em meados de Outubro, palco onde a bandeira nacional subiu mais alto, fruto do trabalho conjunto dos elementos do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa. Diogo Lourenço Fernando Mafra, Miguel Duarte, Ricardo Couto, Rui Mexia, Rui Oliveira e Vítor Gomes venceram esta 17ª edição do “Campeonato do Mundial de Salvamento e Trauma”, resultado que sublinha um outro alcançado há um ano, quando a equipa lisboeta foi reconhecida no Reino Unido como a que maior evolução havia tido a nível mundial!

Fotos: WRO/Jason Kay e Câmara Municipal de Lisboa



Valorosos lusos que garantiram a maioria dos troféus em disputa, com a vitória à Geral suportada por quatro 1ºs lugares em categorias individuais – Comando, Médico, Equipa Técnica, Intervenção Rápida – juntando-lhes, ainda, um 2º lugar em Equipas Complexas e um 3º em Equipas Standard. 

As cores nacionais subiram ainda num outro mastro, desta feita como resultado da acção dos dois representantes dos Bombeiros Voluntários de Parede, Mariana Campilho e Sebastião Esquível, que alcançaram um excelente 3º lugar na categoria de Trauma. Isto depois de, umas semanas antes, o denominado “Parede Trauma Team” ter garantido o 1º lugar no respectivo Campeonato Nacional.

Fotos: André Nobre Fotografia

Resultados obtidos após cinco dias de intensa actividade, onde cerca de 500 elementos de 34 das melhores equipas do mundo mostraram porque se destacam nos seus países em operações pós-acidente. Corporações de 18 países, oriundas dos quatro cantos do mundo, foram recebidas pela anfitriã Portugal, país que, para além do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa e dos Bombeiros Voluntários de Parede, contou com a experiência e credenciais do Batalhão de Sapadores do Porto, dos Bombeiros Municipais da Figueira da Foz e dos Voluntários de Cacilhas, Aguda e Sul e Sudoeste do Barreiro, todas elas fazendo frente aos seus congéneres internacionais. Competiram nas provas de Trauma e de Desencarceramento, aqui recorrendo a cerca de uma centena de destroços de acidentes reais, disponibilizados pela Polícia Municipal de Lisboa, com que se criaram os tais cenários.

Fotos: WRO/Jason Kay e Câmara Municipal de Lisboa 



“O objectivo é dar a conhecer as avançadas técnicas utilizadas pelas equipas de socorro a nível mundial, o desenvolvimento e o aprimorar das habilidades dos diversos elementos” referiu à imprensa um elemento da organização, acrescentando que também “se pretende aumentar a consciencialização da sociedade para o problema global dos acidentes e mortes na estrada”. 

Mais informações e fotos sobre esta prova organizada pela Câmara Municipal de Lisboa nas páginas de Facebook da World Rescue Organisation (WRO) e da Associação Nacional de Salvamento e Desencarceramento (ANSD)

Dedico, por isso, este texto a todos os Bombeiros e demais salvadores das nossas estradas, casas, florestas e sociedade em geral. Tantas vezes esquecidos, ou pelo menos não tão valorizados como decerto merecem, são um dos mais notáveis símbolos da nossa comunidade. Aos nossos Campeões da Vida Real! Obrigado por estarem aí!



Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!

José Pinheiro

Notas: 1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes. Os restantes membros deste ‘blog’ não têm obrigatoriedade de partilhar dos mesmos pontos de vista; 2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários: