"Dynamic Sanctuary"






Instalação "Dynamic Sanctuary" responde à pulsação dos seus visitantes

O estúdio nova-iorquino the principals concluiu o projeto dynamic sanctuary, uma instalação interativa no sight unseen offsite, durante o festival nycxdesign. Feita a pedido da Ford Motors, a instalação de luz detecta e pulsa de acordo com o biorritmo dos visitantes, cria um espaço de natureza dinâmica.

A instalação modular foi manualmente construída pelo estúdio the principal. Uma superfície hexagonal espelhada de plexiglass conforma o chão da instalação, que é definida por uma série de elementos escultóricos modulares de plástico. Descrito pelo estúdio como um "diafragma triangular invertido", o sistema de paredes combina folhas planas montadas de modo a ficarem curvadas, aumentando a resistência e estabilidade. Colunas estruturais ocultas no interior oco dos elementos plásticos suspendem um forro espelhado através de uma série de vigotas de alumínio. Ao longo do perímetro do piso e na base dos módulos de parede, 29 triângulos recebem um conjunto de mais de 100 luzes led. O tom das luzes rende à instalação coloração azulada serena que se torna quase branca na junção das paredes com o chão.

No coração da instalação há um pódio espelhado ao qual sensores de pulsação estão afixados. Os visitantes entram na instalação através de uma estreita abertura e colocam os sensores nos seus dedos. A instalação responde imediatamente com luzes pulsantes em sincronia com a pulsação dos visitantes, projetando biorritmos nas paredes da estrutura. 

Projetada para receber um visitante de cada vez, o espaço intimista reflete uma série de influências, desde falésias estreitas a obras de Richard Serra e o interior do carro Ford Edge.

 





Sem comentários: