Vamos ao Circo

Malabaristas, trapezistas, domadores de animais selvagens, palhaços, aplaudidos com enorme alegria por crianças rodeadas de pipocas, algodão doce, farturas e uma catrefa de bebidas com níveis variáveis de açúcar e de conservantes, dentro de uma enorme tenda com várias pistas e muita cor! Pois… esqueça isto tudo porque os circos a que vos levo hoje são ao ar livre e o mais aproximado que há de animais selvagens são dois Jaguar… de quatro rodas!

Fotos: Jaguar, Land Rover e Opel (oficiais)



As apresentações mundiais de novas propostas para o sector automóvel, nomeadamente a um nível de topo já não se coadunam com um simples mas sonoro “respeitável públicoooooooooo, senhoras e senhoreeeeeeeeeeeeeees, eis o novo XPTOOOOOOOOOO”! Não, nada disso, há que fazê-lo e em grande! 

Esta é a premissa que a britânica Jaguar – actualmente na posse de uma empresa indiana chamada Tata – segue sem se desviar um milímetro, num conjunto de operações de marketing em que, como diz o outro, “um erro e é a morte do artista”! Senão vejam-se os seguintes dois vídeos das mais recentes novidades da marca. 

No primeiro o duplo Jim Dowdall atravessa o Rio Tamisa, em Londres, conduzindo o luxuoso sedan XF sobre… uns cabos de aço, numa tentativa de alcançar a mais longa travessia em slide em altura de uma viatura sobre água:



Num segundo filme, a marca britânica desafia a gravidade e alcança um novo recorde para o nunca completo “Guinness Book of Records”! A proeza coube a outro duplo, Terry Grant, que levou o novo Jaguar F-PACE a descrever um ‘looping’ completo de 360 graus, celebrando-se, em simultâneo, o 80º aniversário da marca:



Também a Land Rover entrou na aventura dos eventos alternativos, e não foi de modas, levando o Evoque, a actual coqueluche da marca, até… um parque de skates! Se pensava que era difícil conduzir este aparentemente grande modelo em locais impensáveis, a equipa chinesa do Land Rover Experience Team prova-lhe que é tão fácil… como andar de skate! Ok, não o é para todos...



A última proposta desta edição circense do Trendy Wheels vem da Opel, com o novo Astra como estrela do que denominaram ser um “salto quântico”, pelas mãos do duplo Carl Stück! Pretendendo demonstrar que o novo carro é uma dor de cabeça para outras propostas de segmentos superiores (as também alemãs Audi, BMW e Mercedes, mais a japonesa Lexus e a britânica Jaguar) realizou-se um vídeo em que se conjuga um mundo de moda alternativa com as quatro rodas, rumo a um ambicioso objectivo:



Posto isto, deixo aquela máxima estafada que todos os programas com acrobacias mais ou menos inverosímeis têm no final, em letras pequeninas ou dito muito depressa: “as proezas acima foram realizadas em ambiente controlado e por especialistas, pelo que não deverá tentar reproduzi-las em casa”. Se o fizer é por sua conta e risco!

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!

José Pinheiro

Notas: 1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes. Os restantes membros deste ‘blog’ não têm obrigatoriedade de partilhar dos mesmos pontos de vista; 2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários: