Reader


READER - ABRIGO LÚDICO DE MADEIRA CRIADO POR ESTUDANTES DE ARQUITECTURA 

Um grupo de estudantes do primeiro ano de arquitetura e urbanismo da Academia de Artes da Estônia projectou e construíu o READER, um abrigo baseado na ideia de distanciamento da vida cotidiana, um espaço para a pessoa se concentrar em si mesma. As pessoas são convidadas a entrar no abrigo e "escapar dos problemas do mundo real, entrando no mundo fictício dos livros". 

Para os estudantes, esta foi uma oportunidade de construír o primeiro projecto do ano. De 15 propostas apresentadas, uma - READER - foi escolhida para ser desenvolvida e construída através do esforço de todo o grupo. A estrutura localiza-se no coração de Tallinn, uma das áreas mais movimentadas do centro da cidade. 

READER foi construída em cinco dias a partir de painéis de pinho. A estrutura é suportada por três vigas que se apoiam sobre nove pés que se ajustam aos desníveis do solo.

A partir do exterior, parece um cubo simples, no entanto, no interior, os visitantes podem experienciar os contornos sinuosos das superfícies de madeira e, simultaneamente, olhar a paisagem urbana externa.

No dia 6 de Outubro, READER junta-se a outros abrigos produzidos nos últimos nove anos pelos alunos do curso de arquitectura. As estruturas serão reunidas num parque em Pedaspea, norte da Estônia, e farão parte de uma exposição externa.

Escola: Academia de Artes da Estônia
Orientadores do projecto: Prof. Andres Alver, Mari Rass (Arhitekt Must), Ott Alver (Arhitekt Must)
Orientador da construção: Jaan Tiidemann
Ideia: Liisa Peri
Equipa de projecto: Liisa Peri, Ann Kristiin Entson, Keiti Lige, Jarmo Vaik
Equipa de construção: Reelika Reinsalu, Carolyn Rennu, Liisa Peri, Triin Vallner, Maarja Liiv, Jarmo Vaik, Andreas Krigoltoi, Jekaterina Klishova, Jaana Kraus, Kristjan Värav, Keiti Lige, Ann Kristiin Entson, Laura Pint, Immaanuel Bush, Karmen Silde
Ano: 2015
Localização: Harju Street, Tallinn
Fotografias: Paco Ulman
Patrocinadores: Fundo Cultural da Estônia, Puuinfo, EMPL, Centro de Investimentos Ambientais





Sem comentários: