Stormtroopers das Estradas


É já no próximo dia 17 que tem lugar a estreia mundial do mais recente desenvolvimento da saga “Star Wars”, a multi-bilionária galinha-dos-ovos-de-ouro da LucasFilms que, num passado recente, passou para as mãos da Disney. Ambos irão, decerto, embolsar vários milhares de milhões de dólares, não só pela esperada receita de bilheteira de “O Despertar da Força” em si, como de todo o universo comercial, do que se possa imaginar e que tenha a imagem desta icónica filmologia de estrondoso sucesso mundial e que, a partir de agora, contará com sete capítulos.





E eis que, no meio de bonecada à mais diversa escala, sabres de luz, fatos mais ou menos completos dos heróis e dos vilões, deste e dos anteriores seis episódios, estruturas para montar, livros de conteúdo mais ou menos digital, jogos de consola, séries infantis e o que mais consiga imaginar, também existem coisas com… rodas, pois claro! 

Recordo o texto “Heróis Pelos Ares”, em que me referi ao novo Boeing 787 da All Nippon Airways, decorado com o popular robot R2-D2 na fuselagem que, coincidindo com a estreia desta nova aventura no circuito comercial, começará a colocar nos ares do planeta o dito aparelho. Mas não é só essa a variante dotada de jantes e pneus – elementos supérfluos que as fantásticas naves espaciais dos diferentes filmes dispensam – que surgiu no mercado. 

Aproveitando a sua associação ao franchise norte-americano, a FCA - Fiat Chrysler Automotive apresentou muito recentemente um Fiat 500 com visual Stormtrooper. Pintado a preto e branco, o carro parece envergar a armadura de um soldado do Exercito Imperial, nomeadamente na sua parte superior, que se parece com um capacete, num trabalho especial da Garage Italia Customs para o stand do grupo italo-americano no Salão de Los Angeles.




Cores que, depois, invadem o interior personalizado e que dão toda uma nova farpela ao híper-popular e pequenino 500. Decerto não fará suspirar a legião feminina de seguidoras que o modelo tradicional abarca, a não ser que no seu interior venha um dos actores que lhes dão vida no ecrã. Já entre os rapazes, se não for para show-off, só se pensarem em integrar as fileiras do Império Galáctico, algo só possível pelos castings para as próximas duas sequelas, de que já se fala nos meandros. Este exemplar será usado em eventos promocionais, findo os quais deverá ficar para um colecionador ou então para um dos mais loucos fãs da série, daqueles que levam tudo para casa! 

Sem sequer ter pensado no assunto, a não ser numa vertente de marketing, já a Ford, marca que tem uma vasta ligação ao mundo do cinema, conta no seu actual catálogo com uma viatura que, na minha opinião, parece-se ainda mais com um Stormtrooper: a nova Transit Connect. Sempre que esse comercial de cor branca, ou a variante de passageiros Tourneo Connect, se cruzam comigo nas estradas ou me enchem os retrovisores, fazem-me lembrar um desses guerreiros intergalácticos. Será que é só comigo, dado o meu (controlado) fanatismo por esta saga? Talvez…!


Feito este parêntesis, sugiro uma sessão de cinema com a família ou entre amigos para ver este Episódio VII: “Star Wars - O Despertar da Força”. Se estiver perdido no tema, ou quiser relembrar os capítulos anteriores, sugiro que reserve umas quantas noites para esse repasso. As mais diversas lojas têm, por esta altura, packs com os seis flmes, como a FNAC, a Worten ou a Wook, entre outras plataformas de compras.

Fotos: Fiat, Ford e Star Wars (oficiais)



Não se esqueça que, numa acção inédita para a altura, o primeiro filme a surgir nos ecrãs foi o Episódio IV, sob o título de “Guerra das Estrelas - Uma Nova Esperança”, estreado no nosso país a 6 de Dezembro de 1977, ou seja, já há uns longos 38 anos! Seguiram-se, em 1980 e 1983, os Episódio V e VI: “O Império Contra-Ataca” e “O Regresso de Jedi” e só depois se produziram os Episódios I, II e III: “A Ameaça Fantasma” (1999), “O Ataque dos Clones” (2002) e “A Vingança dos Sith” (2005). Também pode fazê-lo numa única sessão contínua mas, para isso, pense numas boas 14 a 15 horas e uns quantos reforços de comida & bebida, pois a intensa acção e o argumento híper-detalhado de todos eles não dará grande margem para se perder cinco minutos que sejam! 

Veja o trailer aqui e “Que a Força esteja consigo!”



Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!

José Pinheiro

Notas: 1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes. Os restantes membros deste ‘blog’ não têm obrigatoriedade de partilhar dos mesmos pontos de vista; 2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários: